Android 15 pode ganhar rastreamento de celulares desligados
Novidade esperada para o Android 15 é uma melhoria do recurso Encontre Meu Dispositivo, que permite usar Bluetooth para buscar aparelhos Android
Novidade esperada para o Android 15 é uma melhoria do recurso Encontre Meu Dispositivo, que permite usar Bluetooth para buscar aparelhos Android
O Google pode lançar uma ferramenta para rastrear smartphones Android mesmo desligados. A novidade está prevista para o Android 15, próxima versão do sistema operacional da big tech. O recurso seria adicionado ao Encontre Meu Dispositivo, app do Google para encontrar aparelhos que utilizam o SO da marca.
O Android 15 começou o período de testes no mês de fevereiro, quando foi liberada a versão do sistema operacional para desenvolvedores. A previsão é que a versão final do SO chegue para os usuários entre agosto e setembro. Como sempre, os smartphones Google Pixel serão os primeiros a receber o Android 15 e, consequentemente, este recurso.
A proposta da ferramenta é facilitar a busca pelos celulares mesmo que eles fiquem sem bateria. No entanto, quem quiser ficar fora do radar por um tempo não terá mais sua privacidade garantida ao desligar o seu Android. Só que, vamos ser realistas, quem desliga o seu celular hoje em dia?
O recurso de encontrar o smartphone Android ainda desligado será útil para quem perder o celular ou for roubado. Em casos de furto e roubo, uma das primeiras coisas que os criminosos fazem é desligar o aparelho para impedir o rastreio.
A novidade, contudo, não tem uma implementação fácil. As fabricantes dos smartphones precisarão de um hardware que mantenha o Bluetooth ligado mesmo que todo o celular esteja desligado, além de outros suportes necessários para que recurso envie sinais para outros dispositivos.
O Encontre Meu Dispositivo utiliza sinais Bluetooth para detectar aparelhos Android nas redondezas. Assim, por exemplo, o sinal de um fone de ouvido pode encontrar um smartphone. O aplicativo se beneficia da enorme quantidade de dispositivos Android para gerar uma ampla rede de detecção de dispositivos.
A Apple conta com um recurso idêntico para o iPhone desde o iOS 15, versão do seu sistema operacional lançado em 2021.
Com informações: Android Police