Como rastrear pedidos do AliExpress

O Aliexpress te mostra o status da encomenda até chegar ao Brasil, mas depois disso é preciso recorrer a sites de rastreio

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
Você consegue rastrear encomendas internacionais pelos Correios (Foto: Correios/Divulgação)
Você consegue rastrear encomendas internacionais pelos Correios (Foto: Correios/Divulgação)

É comum que as compras internacionais demorem um pouco para chegar ao Brasil. Além de te mostrar como está o andamento da encomenda, o rastreio também é importante para saber se o pedido foi taxado ou não. Acompanhe este tutorial saiba como rastrear pedidos do AliExpress, desde o envio até a chegada na sua casa.

Rastrear pedidos do AliExpress

O AliExpress até mostra o status da encomenda, mas não dá maiores detalhes depois que ela já está no Brasil — o rastreio não informa por quais cidades brasileiras o produto passou, por exemplo. Para isso, é preciso consultar em outro site ou app, como você pode ver no passo a passo abaixo.

  1. Entre na sua conta do Aliexpress.com;
  2. Vá em “Minha Conta”, no menu superior direito, e clique em “Meus Pedidos”;
  3. Clique em “Rastrear Pedido”, ao lado do produto em questão;
  4. Você verá os detalhes do rastreamento no outro país. Porém, quando o produto chegar ao Brasil, é preciso fazer o rastreamento pelo código de rastreio interno. Copie esse código, ele está disponível no lado direito da página.
Como rastrear pedidos do AliExpress(Imagem: Reprodução/AliExpress)
Código de rastreio do AliExpress (Imagem: Reprodução/AliExpress)

Com o código copiado, é hora de fazer a pesquisa em um site ou aplicativo próprio para rastreamento de encomendas. Algumas das opções:

Depois de acessar uma das opções acima, cole o código de rastreio no campo de busca e confirme. O site ou aplicativo vai te mostrar onde o pedido está no momento e por onde passou.

Minhas Importações (Correios)

Atenção: recomendo que, ao ver que a encomenda do Ali está em território nacional, você consulte primeiro o rastreio dos Correios. Ao inserir o código de rastreamento na busca dos Correios, você consegue cadastrar o produto na página “Minhas Importações”, que também faz parte da estatal, e atrelar a encomenda ao seu CPF.

O cadastro é importante pois, pela página das Importações, o usuário acompanha se a compra foi ou não taxada. Se ela for taxada, só será liberada após você pagar o valor necessário. Esse site também mostra se o produto comprado teve ou não a taxa de R$ 15 do despacho postal.

Agora que você sabe como rastrear pedidos do AliExpress e outros sites internacionais, fique de olho na dica abaixo.

Apps permitem que você rastreie várias encomendas ao mesmo tempo (Imagem: Tecnoblog)
Apps permitem que você rastreie várias encomendas ao mesmo tempo (Imagem: Tecnoblog)

Acompanhar o número de rastreamento de várias encomendas

Outros serviços como Muambator e Rastreio Fácil podem ser interessantes uma vez que o produto já tenha passado pelo trâmite de ser ou não taxado.

O diferencial deles é a possibilidade de cadastrar várias encomendas e nomeá-las, para que não exista confusão. Se você estiver logado, o código de rastreio fica atrelado à sua conta e pode ser acessado com facilidade, então não é necessário voltar ao AliExpress para copiar o número toda vez que quiser consultar o status do pedido.

Essa dica é útil principalmente para quem costuma comprar muitas coisas ao mesmo tempo. Ela também vale para compras dentro do Brasil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre AliExpress na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados