Início
Razão Social Alibaba.com Singapore E-Commerce Private Limited
Fundação 1 abril, 2010
China
Fundadores
Website Oficial www.aliexpress.com

AliExpress

O AliExpress é um e-commerce internacional lançado pelo grupo chinês Alibaba, em 2010. Seu fundador foi Jack Ma, um ex-professor de inglês que começou o negócio pensando em levar as pequenas e médias empresas da China para o mundo.

A fundação do AliExpress foi visada para completar o propósito geral dos sites da holding (empresa-mãe), e atender o comércio em todas as vias. Assim, enquanto o Alibaba auxilia nas negociações entre empresas (modelo de negócios B2B), o Taobao na compra e venda entre consumidores (C2C), e assim por diante, o AliExpress visa conectar empresas e consumidores (B2C).

Um ano após seu lançamento, o marketplace já contava com 5 milhões de produtos cadastrados. E dois anos depois, tinha 2 milhões de consumidores registrados na plataforma. Logo, o AliExpress também se popularizou no exterior, com cerca de 38 milhões de visitas diárias fora da China. Como resultado, veio a parceria com a Mastercard, em 2013, para facilitar os pagamentos internacionais.

Então, no ano seguinte, a plataforma tornou-se líder em volume de vendas online no Brasil, e finalizou o terceiro trimestre com R$ 330 milhões faturados no país. Com isso, veio uma nova parceria, desta vez com uma empresa nacional: os Correios, para colaboração nas importações e exportações, já que muitas empresas brasileiras haviam aderido ao marketplace.

Depois, em 2015, ainda focada em crescer no mercado global, a plataforma deu início a uma de suas principais estratégias de marketing: a afiliação. Ou seja, no pagamento de comissões por venda para usuários cadastrados que indiquem seus produtos. Assim, dois anos depois, o AliExpress chegou ao marco de 100 milhões de clientes no exterior.

Na mesma época, a holding por trás da plataforma também se tornou a maior varejista do mundo com base no seu GMV (Volume Bruto de Mercadorias). E novamente, entre 2017 e 2019, o AliExpress precisou trazer novas formas de pagamento, aceitando PayPal e parcelamentos no cartão, além de facilidades de entrega, como as opções de Premium Shipping e AliExpress Direct.

Em 2021, o AliExpress já contava com 150 milhões de usuários ativos em mais 220 países. No mesmo ano, o Alibaba Group foi avaliado em 2,24 trilhões de dólares de Hong Kong (HDK).

Continue lendo »

Artigos de AliExpress