Tecnoblog
Razão Social SHPS Tecnologia e Serviços Ltda
Fundação 5 fevereiro, 2015
Singapura
Website Oficial www.shopee.com.br

Shopee

A Shopee é uma plataforma de e-commerce fundada em Singapura, em 2015. Ela tem como empresa-mãe a Sea, que também é responsável pela Garena, publicadora do jogo Free Fire.

Desde o início, a Shopee foi desenvolvida para ser uma plataforma *mobile-first* de compras no mundo todo. Por isso, seu lançamento ocorreu simultaneamente em cinco países: Singapura, Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Vietnã e Filipinas. Além disso, o aplicativo, que veio antes do site da empresa, foi criado para o seu design se adaptar a cada região.

As estratégias de garantir segurança na compra via Shopee Garantee e oferecer as moedas de desconto como recompensa funcionaram bem. Assim, até 2016, a Shopee já contava com 3 milhões de produtos listados, 1,4 milhão de vendedores cadastrados e um valor bruto de mercadorias (GMV) superior a US$ 1,3 bilhão.

No mesmo ano, o e-commerce expandiu sua atuação para o sexto mercado: o vietnamita. E em 2017, lançou o novo espaço Shopee Mall, para lojas oficiais com garantia de autenticidade dos produtos, frete grátis sem valor mínimo de compra e uma política de devolução de até 15 dias. Até o final do ano, a Shopee também bateu os 80 milhões de downloads.

Dali em diante, a empresa colecionou uma série de resultados positivos e seguiu expandindo para diversos países. Entre 2018 e 2021, chegou ao mercado chinês, ao brasileiro, ao chileno, ao colombiano e ao mexicano. Além disso, assumiu a liderança na Indonésia e no Vietnã, bateu recordes de vendas com suas campanhas e fez a primeira Black Friday da plataforma no Brasil.

Até 2022, o braço brasileiro da Shopee já calculava cerca de 2 milhões de vendedores locais e 100 milhões de downloads. A empresa também estava presente em outros 12 países, com mais de 23 mil lojas oficiais de marcas cadastradas. Já a Sea era avaliada em mais de US$ 60 bilhões.

Continue lendo »

Tudo sobre Shopee