Shopee inaugura 9º centro de distribuição no Brasil

Espaço fica em Guarulhos, na Grande São Paulo, e opera no modelo cross-docking. Empresa tem instalações em RJ, MG, PR, BA e PE.

Giovanni Santa Rosa
Por
Caixa de entrega da Shopee
Caixa de entrega da Shopee (Imagem: Divulgação/Shopee)

A Shopee anunciou, nesta quarta-feira (1º), a inauguração do seu nono centro de distribuição (CD) no Brasil. Ele fica na cidade de Guarulhos (SP), na Grande São Paulo. Com o novo espaço, a plataforma chega a quatro centros no estado de São Paulo, enquanto Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco contam com um cada.

Os centros de distribuição da plataforma de e-commerce operam em um modelo de cross-docking, que é diferente de um armazém tradicional. Ele funciona sem estoque. Parceiros logísticos coletam as mercadorias e as entregam no CD, que fica responsável por reorganizá-las e direcioná-las aos hubs de última milha.

Centro de distribuição da Shopee em Santana do Parnaíba (SP)
Centro de distribuição da Shopee em Santana do Parnaíba (SP) (Imagem: Divulgação/Shopee)

No Brasil, a companhia conta com mais de 100 hubs de primeira e última milha, mais de 1.400 pontos de coleta e entrega, cerca de 250 espaços de parceiros logísticos e mais de 15 mil motoristas para coleta.

Segundo a empresa, são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma

Investimentos da Shopee começaram em 2021

O primeiro centro de distribuição da Shopee no Brasil começou a ser construído em 2021. Ele fica na cidade de Barueri (SP), também na Grande São Paulo

Em julho de 2022, já eram seis CDs da Shopee no país. Além da instalação de Barueri, foram inauguradas outras em São João do Meriti (RJ), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Contagem (MG) e Santana do Parnaíba (SP).

Em maio de 2023, a Shopee inaugurou seus dois primeiros centros de distribuição na região Nordeste, no Recife (PE) e em Salvador (BA). O primeiro conta com 10.000 m², e o segundo, 6.000 m².

Escritório da Shopee no Brasil (Imagem: Divulgação)
Escritório da Shopee no Brasil (Imagem: Divulgação)

Além dos investimentos em logística, o marketplace passou a oferecer o Shopee Oficial, com lojas de marcas famosas, e um programa de afiliados local.

A operação local conta com um escritório de três andares na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista. Google e Meta também estão instalados na região.

Receba mais sobre Shopee na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados