Como cancelar um pedido na Shopee

Desistiu de uma compra feita na Shopee? Você pode abrir a solicitação para cancelar o pedido, mas talvez dependa do vendedor

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 10 meses
Aplicativo da Shopee (Imagem: Viknews/Flickr)
Como cancelar um pedido na Shopee (Imagem: Viknews/Flickr)

Comprou algo na Shopee e se arrependeu? A plataforma de e-commerce permite o cancelamento de pedidos, mas existem algumas condições. Basicamente, tudo depende do pedido já ter sido processado. Se ele ainda estiver pendente, é mais fácil. Saiba como cancelar um pedido na Shopee pelo app ou site.

Posso cancelar qualquer compra?

As compras da Shopee podem ser canceladas nos seguintes casos:

  • Desistência de compra antes do envio do material pelo vendedor: o cancelamento por desistência de compra poderá ser solicitado apenas quando o item ainda não tenha sido processado pelo vendedor. A solicitação de cancelamento será enviada ao vendedor para aprovação.
  • Não cumprimento do prazo de entrega: se o vendedor não enviar o item até o prazo acordado e o novo prazo não atender a necessidade do comprador, o cancelamento poderá ser solicitado. A solicitação de cancelamento será enviada ao vendedor para aprovação e será aceita se o pedido não houver sido processado.

O vendedor pode rejeitar seu pedido de cancelamento se o item já tiver sido processado. Depois que ele rejeitar a solicitação, o pedido será enviado normalmente. No entanto, se um comprador cancelar o pedido dentro de 1 hora após o pagamento ser efetuado, o cancelamento será imediato, sem precisar da aprovação do vendedor.

Os compradores podem pedir o cancelamento apenas uma vez para cada pedido. Ou seja, depois que sua solicitação for rejeitada ou retirada, não será possível fazer outra solicitação de cancelamento para o mesmo pedido.

Como cancelar um pedido na Shopee

Vale ressaltar que o procedimento para cancelar é diferente da devolução de um produto. Neste tutorial, o foco é suspender um pedido feito recentemente, e não um que já foi enviado/recebido.

Pelo aplicativo

  1. Abra o app da Shopee no seu celular ou tablet;
  2. Faça login e toque em “Eu”, no canto inferior direito;
  3. Toque em “A enviar”, abaixo de “Minhas compras”;
  4. Selecione o pedido que você quer cancelar;
  5. Vá em “Cancelar pedido” no final da tela;
  6. Selecione o motivo do cancelamento e toque em “Confirmar”.
Como cancelar um pedido pelo app da Shopee (Imagem: Reprodução)
Como cancelar um pedido pelo app da Shopee (Imagem: Reprodução)

Pelo site

  1. Entre na página da Shopee pelo seu navegador;
  2. Clique no seu nome de usuário no canto superior direito;
  3. Vá em “Minhas Compras” > “A Enviar”;
  4. Clique em “Mais” abaixo do valor do pedido;
  5. Selecione “Cancelar Pedido”;
    cancelar pedido shopee (imagem: reprodução/shopee)
  6. Escolha o motivo e confirme clicando mais uma vez em “Cancelar Pedido”.

Pronto! Lembre-se que, em alguns casos, o cancelamento vai depender da aprovação do vendedor. No entanto, se a solicitação para cancelar for aberta dentro de 1h depois do pagamento, não será preciso ter a confirmação do vendedor.

Casos em que o pedido de cancelamento não é aceito

Se o pagamento de um item não for aceito, o cancelamento do pedido será automático. Dessa forma, você não conseguirá abrir uma solicitação manual, já que o processo é feito pela própria Shopee.

Caso o pedido já tenha sido enviado pelo vendedor, o cancelamento também não poderá ser processado. Para casos de não recebimento ou problemas com a compra, o usuário consegue solicitar o reembolso.

Com informações: Shopee.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Shopee na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados