Tecnoblog
Razão Social Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Fundação 25 janeiro, 1663
Rio de Janeiro
Website Oficial www.correios.com.br

Correios

Os Correios são uma empresa estatal de serviço postal, fundada no Rio de Janeiro, em 1663. Entretanto, sua história é comumente relacionada à do próprio país, a começar pela carta de Pero Vaz de Caminha para o então Rei de Portugal, D. Manuel I, em 1500.

Na época da colonização brasileira, as cartas eram o principal meio de comunicação. Ou seja, os serviços postais já existiam no Brasil, mas só foram oficializados 163 anos depois, com a instituição do ofício de Correio-Mor no Rio de Janeiro, executado de forma independente à Coroa.

Era tarefa do Correio-Mor e seus assistentes, os “carteiros” da fase colonial, cuidar da correspondência entre colônia e metrópole. Entretanto, fazer o mesmo internamente chegou a ser proibido, devido ao medo de vazamento de informações sobre a exploração mineira. Foi só em 1797, com a reestatização dos Correios, que o envio de cartas dentro do país foi legalizado.

A partir de então, começaram diversas reformas a fim de formalizar o serviço postal, com os primeiros selos, caixas de coleta, distribuição domiciliária e serviço telegráfico. Pouco depois, os Correios fizeram parte de outro marco histórico, com a entrega das cartas relacionadas ao processo de Independência.

Nos cem anos entre 1900 e 2000, um dos principais acontecimentos foi o lançamento do Serviço de Encomenda Expressa Nacional (SEDEX). E também a fundação da atual representante dos Correios, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), responsável por implementar o Código de Endereçamento Postal (CEP).

Já nas décadas seguintes, dois novos modelos de entrega foram lançados. O primeiro foi o PAC, econômico porém de entrega não expressa. E depois veio o e-Sedex, que era voltado para o e-commerce e unia valor acessível e agilidade, mas foi extinto em 2017.

Em 2020, o governo iniciou um projeto de privatização dos correios que ainda está em andamento. No mesmo ano, a empresa lucrou R$ 1,53 bilhões, estava presente em mais de 5,5 mil municípios e tinha quase 100 mil funcionários.

Continue lendo »

Tudo sobre Correios