Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda
Destinatário pode receber pacotes na agência mais próxima de casa; veja como descobrir em qual agência está a encomenda
Seja porque as tentativas de entrega em sua casa não tiveram êxito ou porque você preferiu retirar a sua encomenda diretamente nos Correios, é preciso descobrir em qual agência da instituição está o seu pacote. Para te ajudar nessa missão, abaixo explicamos em detalhes como descobrir em qual agência dos Correios está a sua encomenda e como funciona o serviço “Clique e Retire” da empresa.
Se você é um dos destinatários que escolheu retirar uma encomenda nos Correios ao invés de mandá-la para a sua residência (veja mais informações sobre o programa “Clique e Retire” abaixo), é muito provável que ela tenha sido enviada para a unidade mais próxima da sua casa. Mesmo nesses casos, no entanto, é importante que você confirme oficialmente a informação, assim como o endereço do local.
Tempo necessário: 5 minutos
Para descobrir, portanto, em qual agência dos Correios está parada a sua encomenda, siga os passos abaixo:
- Pesquise pelo código no app dos Correios:
Encontre e baixe o app dos Correios no Google Play (Android) ou na Apple Store (iPhone). Na home do aplicativo, no campo “Rastreie o seu objeto”, digite o código do seu pacote e clique no ícone de lupa para pesquisar;
- Encontre a unidade:
Na tela seguinte, você conseguirá observar todo o trajeto do pacote, inclusive sua localização atual e em qual unidade ele se encontra.
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.
Como funciona o Clique e Retire dos Correios
O “Clique e Retire” é um serviço disponível nacionalmente para quem deseja receber suas encomendas em uma das unidades dos Correios.
Para utilizá-lo, no momento da postagem deve ser informada a agência mais adequada para fazer a retirada, o CEP do “Clique e Retire” da respectiva agência e um número de celular válido do destinatário. Dessa forma, é possível avisá-lo, por SMS, quando o item estiver disponível.
Neste texto explicamos em detalhes como utilizar o serviço e resgatar a sua encomenda, além de tirarmos as principais dúvidas sobre o seu funcionamento.
O que significam as siglas das agências dos Correios
É comum que os Correios utilizem siglas para indicar as funções desempenhadas por cada uma de suas agências. Se você se deparou com essas nomenclaturas, mas não sabe o que elas representam, abaixo montamos uma lista com seus significados.
- AC – Agência de Correio
- ACF – Agência de Correio Franqueada
- AGF – Agência de Correio Franqueada
- CDD – Centro de Distribuição Domiciliar
- CEE – Centro de Entrega de Encomendas
- CTC – Centro de Tratamento de Cartas
- CTCE – Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas
- CTCI – Centro de Tratamento de Correio Internacional
- CTE – Centro de Tratamento de Encomendas
- CTE-SEI – Centro de Tratamento de Encomendas – Setor de Encomendas Internacionais
- CTO – Centro de Transporte Operacional
Como fazer uma reclamação sobre entrega atrasada
A entrega do seu pacote está atrasada? Nesse caso, é possível fazer uma reclamação formal no setor “Fale Conosco” dos Correios. Aqui você encontra um passo que explica como fazer essa reclamação e confere também como funciona a indenização de atraso, caso se comprove que a demora tenha sido causado por uma falha da empresa.
Ainda é bastante comum encontrar endereços e regiões do Brasil em que os Correios não fazem entregas. Nessas situações, as encomendas são enviadas para a unidade mais próxima daquele que seria o seu destino.
Para descobrir se a sua localização é atendida ou não pela empresa, é necessário fazer uma pesquisa no site dos Correios, assim como explicamos aqui. Neste texto você confere também o que é necessário levar para fazer a retirada do pacote e qual é o tempo disponível para sua retirada na agência.
Com informações: Correios