Como fazer o ID dos Correios

Saiba como fazer o cadastro de ID nos Correios para pagar os impostos cobrados pela Receita Federal em importações e receber seus produtos

Wagner Pedro André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano
Correios
Como fazer uma ID dos Correios (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Para agilizar o pagamento de impostos sobre produtos importados, a Receita Federal em parceria com os Correios criaram o idCorreios. Além de pagamentos, a plataforma também entrega outras ferramentas bem úteis para quem costuma fazer muitas importações. Veja como criar o ID dos Correios.

O idCorreios é uma plataforma criada pela Receita Federal em parceria com os Correios, tendo como objetivo proporcionar mais segurança e comodidade para quem importa produtos, tudo de maneira prática e gratuita.

Por lá, você consegue ver o status dos pedidos, mostrando se eles foram taxados ou liberados pela Receita Federal, ver o histórico de importações nos últimos 6 meses, inserir seu CPF para agilizar a liberação de produtos e, claro, realizar o pagamento dos impostos.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo de cadastro é bem simples e pode ser feito através de um computador ou celular com acesso à internet. Saiba como:

  1. Acesse o site dos Correios

    Acesse o site dos Correios em apps.correios.com.br/cas/login; e clique em “Cadastrar-se no idCorreios”

  2. Informe seus dados cadastrais

    Comece definindo seu perfil de usuário. Seguiremos com a opção “Pessoa Física”, a mais comum para quem não usa cadastro de empresa.Imagem cadastro site idcorreios - como fazer aum idcorreios

  3. Crie seu usuário no idCorreios

    Preencha o formulário com seu CPF, e-mail e um e-mail alternativo. Você também deverá criar um usuário para o idCorreios. É necessário que utilize entre 8 e 15 caracteres. Além disso, o nome do usuário precisa ser composto por letras minúsculas, números e ponto final. Por exemplo: andre123. 
    Complete o cadastro, aceite os termos de serviço e finalize o processo.Imagem cadastro site idcorreios - como fazer aum idcorreios

  4. Ative a sua conta

    Ao concluir a etapa anterior, você receberá um e-mail dos Correios com um link para confirmar a ativação da conta. Abra o e-mail, clique em “Ativar Conta” para ser redirecionado ao site dos Correios e ativar a sua conta.

  5. Entre com seu idCorreios

    Com a conta ativada, basta inserir as informações de usuário e senha para ter acesso às suas informações na página dos Correios.

Como recuperar a senha do idCorreios

O processo para recuperar a senha do idCorreios é simples. Faça o seguinte: 

  1. Acesse a página de autenticação dos Correios em: apps.correios.com.br/cas/login;
  2. Selecione a opção “Esqueci a senha”;
  3. Defina se quer receber o código de recuperação por e-mail ou SMS, selecione “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”, coloque o número do seu documento e toque no botão “Prosseguir”. O portal enviará um código via e-mail ou SMS; 
  4. Volte na mesma página que enviou o código e insira o código na barra disponível para alterar a senha.

Como pagar a taxa dos Correios para encomendas internacionais

Saiba como pagar a taxa dos Correios para encomendas internacionais. Essa taxa é cobrada pelos Correios desde 2018 e o processo entrega só terá andamento após a realização pagamento, mesmo que não haja cobrança de impostos. 

Como saber se os Correios entregam no seu CEP

É importante descobrir se os Correios entregam no seu CEP, pois embora a instituição esteja presente em todo o país, em algumas situações como falta de infraestrutura ou em áreas de risco, as encomendas podem ser entregues na agência mais próxima para que o cliente faça a retirada. Portanto, é bom estar ciente para evitar transtornos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

André Leonardo

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados