Como saber se os Correios entregam no seu CEP

Como saber se os Correios entregam na minha casa? Você pode checar no site se o pacote vai para o endereço ou para a agência

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano

É comum que os Correios não efetuem entregas domiciliares — ou seja, na casa do destinatário — em algumas regiões do Brasil como áreas rurais, lugares de difícil acesso ou com ausência de agências próximas ou, ainda, áreas de risco por causa da violência. 

Quando isso acontece, o remetente consegue postar o pacote e os Correios enviam os pacotes para a unidade mais próxima do destino, no que chama de “entrega interna”. Ou seja, o destinatário é informado e precisa ir buscar esse pacote em uma agência.

Como saber se os Correios entregam na minha casa?

Para saber se os Correios entregam na sua casa (no seu endereço domiciliar) ou se há alguma restrição, é possível consultar via ferramenta oficial dos Correios se o CEP para onde a correspondência está sendo enviada possui ou não restrição de entrega final.

  1. Acesse (correios.com.br/sistemas/precosPrazos/restricaoentrega/);
  2. Escolha o serviço (PAC, Remessa ou Sedex);
  3. Informe o CEP de origem e de destino;
  4. Clique em “Verificar Restrição”;

Caso o objeto seja destinado a uma área sem restrições, os Correios farão a entrega no endereço indicado como destino. Caso contrário, o objeto irá para a agência.

Consulta de Restrição de Entrega (Imagem: Divulgação/Correios)
Consulta de Restrição de Entrega (Imagem: Divulgação/Correios)

É comum que os Correios enviem um aviso sobre a chegada do pacote na agência (por telegrama ou SMS) ou que o próprio destinatário se informe por meio do serviço online de rastreio (usando o código de rastreamento dos Correios). Sabendo da entrega, o destinatário deverá se dirigir à unidade indicada, com um documento com foto.

Os pacotes recebidos na agência ficam disponíveis para retirada por tempo determinado e definido em função da modalidade do serviço. Em encomendas nacionais como SEDEX e PAC é de sete dias. Após, o pacote é devolvido ao remetente.

O que dizem os Correios?

Os pacotes ficam uma semana para serem retirados caso, também, haja alguma dificuldade nas tentativas de entrega na sua casa (ninguém para receber, por exemplo).

“Quando o objeto estiver endereçado para uma localidade onde não há distribuição domiciliar ou quando as tentativas de entregas diretamente ao endereço do destinatário não lograrem êxito, o objeto ficará disponível para retirada na unidade mais próxima do endereço indicado, no prazo de 7 dias, através do Serviço Posta Restante CaídaOs objetos postais também poderão ser encaminhados para Posta Restante Caída, em unidade mais próxima, em função de impossibilidade de entrega por suas características tais como peso, dimensões, especificações do respectivo serviço”. 

Você também pode optar pela “Entrega no Vizinho” ou “Caixa Postal” nos Correios.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados