Como retirar encomendas nos Correios [Agências e Vizinho]

Não estou em casa; saiba como retirar encomendas nos Correios e como funciona essa comodidade oferecida pela empresa

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
É possível retirar encomendas direto nas agências dos Correios (Imagem: Correios/Divulgação)
É possível retirar encomendas direto nas agências dos Correios (Imagem: Correios/Divulgação)

Ficar preso em casa, aguardando encomenda, não dá. Veja abaixo como retirar encomendas nos Correios. As opções funcionam bem para pessoas que moram sozinhas ou passam o dia todo fora, sejam trabalhando ou estudando. Os Correios oferecem duas modalidades simples para resolver o problema.

Como retirar encomendas nos Correios

Todos os clientes dos Correios podem optar por retirar suas encomendas em qualquer uma das agências do país. Basta fornecer o endereço e CEP da agência mais próxima para retirar o SEDEX ou PAC. Atenção, o CEP da agência indicada deve ser o específico para o serviço de Clique e Retire.

O Clique e Retire não cobra valor adicional pelo serviço, são 6 mil agências espalhadas no Brasil. É uma excelente forma de “fugir” dos problemas de entrega em “áreas de risco”, muito comuns no Rio de Janeiro.

Como descobrir o CEP do Clique e Retire

O site dos Correios disponibiliza uma página para consulta de CEPs, por cidade, estado, nome de bairro ou rua. Ao digitar no campo de pesquisa, adicione Clique e Retire antes da cidade de entrega. 

Ex: Clique e Retire Rio de Janeiro

Sem a necessidade de alterar nenhum outro campo, o site devolve uma lista com todos os CEPs Clique e Retire de agências do Rio de Janeiro, agora é só procurar a mais próxima do seu endereço. Serve para todas as cidades, que tenham o serviço, a pesquisa é rápida e simplificada.

Por quanto tempo a encomenda fica na agência

O prazo de guarda na unidade para estes objetos é de 7 dias corridos, contados a partir da data de chegada do objeto na agência. Após o prazo, sem a procura do destinatário, o objeto é devolvido ao remetente. 

No momento da opção pelo Clique e Retire dos Correios é necessário informar um número de celular válido do destinatário. Um alerta via SMS para o destinatário será enviado quando a encomenda chegar na agência. Ele precisará comparecer portando seu documento com foto para retirar a encomenda.

Como solicitar entrega em um vizinho

Outra forma de evitar que sua encomenda seja devolvida ao remetente, é solicitar a entrega na casa de um vizinho. Basta que o remetente escreva no rótulo de endereçamento (em campo específico para isso) qual é o vizinho autorizado a receber o pacote e informe ao atendente no momento da postagem. 

Assim, quando constar no rótulo a autorização de Entrega no Vizinho, caso o destinatário esteja ausente no endereço principal, o carteiro tentará entregar a encomenda no endereço indicado.

O que os Correios entendem como vizinho?

É considerado vizinho o endereço situado, em até, duas casas à direita, ou à esquerda, ou imediatamente à frente do endereço principal do destinatário. Em casos de prédio, qualquer apartamento do mesmo edifício. Apesar de não ser obrigatório, é melhor o destinatário avisar o vizinho sobre a entrega, aumentando as chances de recebimento.

Entrega no vizinho serve para todos os serviços?

No momento não, mas atende a maioria. Essa funcionalidade é restrita para os serviços de encomenda SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC. É obrigatório que o rótulo de endereçamento siga o padrão dos Correios. Etiquetas manuscritas estão disponíveis no site dos Correios.

Espero ter ajudado a resolver os seus problemas para receber seus itens via Correios. Agora, já sabe como retirar encomendas diretamente nas agências dos Correios ou pedir para entregar em um vizinho. Boas compras! 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados