Como suspender entrega dos Correios se suspeitar de golpe

Veja como suspender uma entrega dos Correios caso suspeite que algo esteja errado com a encomenda ou se trate de um golpe

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Caso tenha uma encomenda a caminho, mas suspeite que se trata de um golpe, os Correios permitem suspender a entrega para interromper o processo e mandar o pacote de volta ao remetente. Esse serviço está disponível em todo território nacional, mas a estatal alerta que não isenta os usuários do cuidado ao fazer compras na internet.

A ideia desse serviço é oferecer um pouco mais de segurança a quem usa os Correios para enviar produtos vendidos via e-commerce. O remetente pode descobrir após o envio que foi vítima de uma fraude ou golpe; caso isso aconteça, será possível impedir que a encomenda chegue ao destinatário.

Como suspender entrega dos Correios

  1. Acesse o site dos Correios;
  2. Digite o código da encomenda no campo “Acompanhe seu objeto”;
  3. Clique no botão “Suspender entrega”, caso ele esteja ativo.

A suspensão de entrega está disponível para os clientes que informam o CPF ou CNPJ no momento da postagem.

Será necessário fazer login usando CPF ou CNPJ e senha idCorreios; se você não tiver essas credenciais, pode se cadastrar no site. Então, basta inserir o ID Tíquete da postagem — disponível no comprovante impresso — e a solicitação será registrada.

suspender entrega correios

Feita a validação, os Correios gravarão no código da encomenda o aviso “Suspensão de entrega de objeto solicitada pelo remetente”. Ele seguirá até a unidade de distribuição da cidade de destino e, após ser identificado, seu status no rastreamento mudará para “Objeto será devolvido por solicitação do contratante ou remetente”. Por fim, ele será encaminhado para devolução.

A suspensão da entrega também pode ser solicitada por meio de integração via webservices, ou por meio de um assistente comercial, caso o cliente tenha contrato com os Correios.

E se o botão para suspender não estiver ativo

Os Correios dizem que, no entanto, “a suspensão da entrega da encomenda não é garantida”. O serviço será prestado “sempre que viável operacional e tecnicamente”. Por isso, o cliente ainda precisa tomar as devidas precauções antes de realizar o envio.

E se o botão “Suspender entrega” não estiver ativo? Isso significa que o objeto já foi liberado para retirada, saiu para entrega pelo carteiro, ou tem algum tipo de bloqueio registrado por autoridades fiscalizadoras.

Colaborou: Lucas Lima.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados