Rastreamento offline do Android só vai funcionar em celulares premium

Plataforma do Encontre Meu Dispositivo poderá encontrar celulares desligados por meio do Bluetooth, mas só se forem smartphones topo de linha.

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
Android
Apenas smartphones Android topo de linha serão detectados pelo Encontre Meu Dispositivo se estiverem desligados (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O Google confirmou que somente smartphones Android de alto padrão terão suporte para serem detectados pelo aplicativo Encontre Meu Dispositivo mesmo quando estiverem desligados, devido às exigências técnicas como manter o Bluetooth ativo mesmo com o aparelho desligado.
  • A funcionalidade foi viabilizada pela inclusão de uma rede Bluetooth no app, permitindo que dispositivos próximos possam ajudar a localizar um equipamento perdido por meio dessa conexão.
  • Havia especulações de que mais dispositivos poderiam receber esse recurso, mas o Google esclareceu que irá trabalhar com fabricantes de SoCs e smartphones para explorar a possibilidade de expansão dessa tecnologia para outros modelos.
  • O recurso ainda é incerto para smartphones premium recentes como o Galaxy S24, dependendo de futuras colaborações entre o Google e as fabricantes.

O Google confirmou nesta semana que apenas celulares premium terão o rastreamento offline mesmo quando estiverem desligados. Na segunda-feira (8), a big tech informou que a plataforma Encontre Meu Dispositivo passaria a usar o Bluetooth como forma de localizar aparelhos Android perdidos pelo mundo.

Manter o Bluetooth funcionando com o celular desligado exige mais trabalho na produção de um SoC. Isso aumenta o custo do chip e, consequentemente, do smartphone. Assim, por exemplo, não compensaria instalar esse recurso num modelo da linha Galaxy A, que contempla aparelhos básicos cujo atrativo é o preço.

Mão segurando smartphone, ao fundo outro smartphone em um suporte de acrílico sobre uma mesa
Galaxy S24 Ultra é smartphone premium que pode contar com função de deixar o Bluetooth ativado com o aparelho desligado (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Google deu falsa esperança aos usuários

A big tech revelou a informação durante o evento Google Next Cloud 2024 (o mesmo em que OnePlus e Oppo anunciaram o Gemini Ultra em seus celulares). Antes dessa confirmação, existia a especulação que esse recurso chegaria para mais dispositivos, mesmo que eles não fossem premium.

A dúvida que surge por agora é se smartphones topo de linha lançados nos últimos meses, o que inclui o Galaxy S24, serão capazes de suportar esse recurso. O Google declarou que está trabalhando com as fabricantes de SoCs e de smartphones para encontrar maneiras de levar essa funcionalidade (usar o Bluetooth desligado) para os modelos premiums.

Até o momento, apenas os celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro, do próprio Google, contam com essa funcionalidade. Nenhuma surpresa no fato deles serem os primeiros a ter esse suporte, já que o Google costuma liberar as grandes novidades do Android primeiro para os seus smartphones — incluindo a atualização de sistema operacional.

Com informações: PhoneArena e Android Authority

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados