Rastreamento offline do Android só vai funcionar em celulares premium
Plataforma do Encontre Meu Dispositivo poderá encontrar celulares desligados por meio do Bluetooth, mas só se forem smartphones topo de linha.
Plataforma do Encontre Meu Dispositivo poderá encontrar celulares desligados por meio do Bluetooth, mas só se forem smartphones topo de linha.
O Google confirmou nesta semana que apenas celulares premium terão o rastreamento offline mesmo quando estiverem desligados. Na segunda-feira (8), a big tech informou que a plataforma Encontre Meu Dispositivo passaria a usar o Bluetooth como forma de localizar aparelhos Android perdidos pelo mundo.
Manter o Bluetooth funcionando com o celular desligado exige mais trabalho na produção de um SoC. Isso aumenta o custo do chip e, consequentemente, do smartphone. Assim, por exemplo, não compensaria instalar esse recurso num modelo da linha Galaxy A, que contempla aparelhos básicos cujo atrativo é o preço.
A big tech revelou a informação durante o evento Google Next Cloud 2024 (o mesmo em que OnePlus e Oppo anunciaram o Gemini Ultra em seus celulares). Antes dessa confirmação, existia a especulação que esse recurso chegaria para mais dispositivos, mesmo que eles não fossem premium.
A dúvida que surge por agora é se smartphones topo de linha lançados nos últimos meses, o que inclui o Galaxy S24, serão capazes de suportar esse recurso. O Google declarou que está trabalhando com as fabricantes de SoCs e de smartphones para encontrar maneiras de levar essa funcionalidade (usar o Bluetooth desligado) para os modelos premiums.
Até o momento, apenas os celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro, do próprio Google, contam com essa funcionalidade. Nenhuma surpresa no fato deles serem os primeiros a ter esse suporte, já que o Google costuma liberar as grandes novidades do Android primeiro para os seus smartphones — incluindo a atualização de sistema operacional.
Com informações: PhoneArena e Android Authority