Como a Samsung consegue localizar um celular offline

Solução da Samsung permite localizar um celular offline, com a chamada Galaxy Find Network, mas depende de outros aparelhos

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
SmartThings Find permite localizar um celular mesmo offline (Imagem: Divulgação/Samsung)
SmartThings Find permite localizar um celular mesmo offline (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung criou uma solução para ajudar proprietários de aparelhos Galaxy a localizar dispositivos perdidos, seja o celular, tablet, relógio ou fones de ouvido. A ferramenta funciona até mesmo se o gadget estiver offline, com o uso da tecnologia Bluetooth e a chamada Galaxy Find Network, que cria uma rede de comunicação para outros aparelhos da marca próximos.

Como localizar um celular offline

A Samsung já tinha uma ferramenta para localizar smartphones Galaxy perdidos, mas dependia de uma conexão com a internet — se o cartão SIM fosse removido, nada podia ser feito. A evolução dessa função de rastreamento aproveita a tecnologia Bluetooth e outros aparelhos Galaxy próximos para ajudar a encontrar algum dispositivo perdido.

A chamada Galaxy Find Network

Essa solução é chamada Galaxy Find Network, uma rede que estabelece uma comunicação criptografada entre aparelhos da Samsung. A comunicação é feita por BLE (Bluetooth Low Energy, de baixo consumo energético). Claro que, para funcionar, o recurso de localização offline deve estar ativo no aparelho.

Funciona assim: se um aparelho Galaxy fica offline (sem internet) por mais de 30 minutos, ele começa a enviar sinais Bluetooth para outros Galaxy próximos. Quando o dispositivo perdido for reportado no SmartThings Find, seção do aplicativo SmartThings, os Galaxy próximos que receberam o sinal enviarão informações para a Samsung sobre a localização daquele perdido e, em seguida, avisarão o proprietário sobre o paradeiro.

Galaxy Find Network cria uma rede criptografada de comunicação com aparelhos da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Find Network cria uma rede criptografada de comunicação com aparelhos da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

Os aparelhos próximos também precisam ter a tecnologia de localização offline habilitada para se comunicar com a rede Galaxy Find Network. A Samsung garante que todos os dados dos usuários são criptografados e protegidos com segurança, garantindo que ninguém saiba da localização do outro.

Assim que o proprietário estiver próximo o suficiente de seu aparelho perdido, pode pedir para o dispositivo emitir alertas sonoros para facilitar o encontro.

Localização precisa com UWB

Os aparelhos que têm tecnologia UWB (ultra wideband), um avanço em relação ao Bluetooth, consegue saber a localização exata do Galaxy perdido, a partir de orientações de direção e distância entre os dispositivos conectados. Mas, se estiverem muito distantes, ainda usarão o Bluetooth para uma noção primária.

Em quais Galaxy funciona o recurso?

A compatibilidade com o SmartThing Find e a Galaxy Find Network usando o BLE para localizar um celular offline é a seguinte:

  • Smartphones e tablets Galaxy com Android 8 ou superior;
  • Relógios Galaxy Watch com Tizen 5.5 ou superior;
  • Fones de ouvido Galaxy Buds+, Buds Live ou mais recentes.

A conexão UWB está disponível no:

  • Galaxy Note 20 Ultra;
  • Galaxy Z Fold2;
  • Galaxy S21+ e S21 Ultra.

Com informações: Samsung.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados