iPhone: Apple passa a permitir conserto com peças usadas

Apple muda de posição sobre tema com decisão que beneficiará clientes e técnicos. Big tech informou que, por enquanto, apenas iPhone 15 terá suporte para peças usadas

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
Mão segurando celular
Apple autoriza uso de peças usadas para consertar o iPhone 15 e iPhone 15 Pro (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Resumo
  • A Apple anunciou que permitirá o uso de peças usadas no conserto de iPhones 15 a partir do segundo semestre, visando tornar os reparos mais acessíveis.
  • Usuários serão notificados sobre a incompatibilidade potencial de peças usadas, já que a Apple verifica a correspondência entre os números de série do dispositivo e da peça instalada.
  • Peças de smartphones roubados ou perdidos continuarão tendo restrições de uso. O sistema detecta componentes provenientes de iPhones em Modo Perdido ou com Bloqueio de Ativação.
  • A empresa não confirmou a extensão para gerações anteriores do iPhone.

A Apple anunciou nesta quinta-feira (11) que permitirá o uso de peças usadas no conserto de iPhones a partir do segundo semestre. A decisão, neste momento, só será disponibilizada para reparos no iPhone 15, celular mais novo da marca. Essa nova política beneficiará clientes e técnicos especializados, já que o conserto do iPhone ficará mais acessível.

Reparar o smartphone com peças usadas gerava alguns problemas. Por exemplo, usar um sensor de segunda mão para o Face ID e Touch ID podia impedir o seu funcionamento. O iPhone 14 e modelos anteriores continuarão passando por esse e outros problemas.

Ao instalar um componente usado, o usuário recebe uma notificação informando que a Apple não consegue verificar a compatibilidade das peças. Fazendo uma breve explicação, quando um componente é trocado, o sistema faz um comparativo entre o número de série do dispositivo e da peça instalada. A Apple identifica se o número bate com um componente novo ou é de outro dispositivo — assim ela envia a notificação citada anteriormente.

No lançamento, a tela será um dos componentes que poderá ser trocada por um display usado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
No lançamento, a tela será um dos componentes que poderá ser trocada por um display usado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Apple toma decisão que facilitará consertos

Ao liberar o uso de peças usadas em consertos, a Apple facilitará a vida de técnicos e clientes — sejam estes adeptos de consertar por conta própria ou não. Uma das vantagens que advém dessa novidade é que, ao encomendar componentes, não será necessário repassar o número de série do iPhone a ser consertado. Sim, não bastava o cliente ou técnico comprar uma tela para o reparo, ele precisava digitar o número de série do celular.

Obviamente, peças de smartphones declarados como roubados ou perdidos seguiram com a calibração restrita. O sistema detectará se o componente instalado veio de um iPhone que teve o Modo Perdido ligado ou está em Bloqueio de Ativação.

Ainda não há uma data certa de quando a Apple liberará o uso de peças usadas no conserto do iPhone. A big tech informou apenas que a medida passará a valer a partir do outono do hemisfério norte, primavera por aqui.

No lançamento, apenas telas, baterias e câmeras usadas poderão ser instaladas nos iPhones 15 e iPhone 15 Pro. A empresa não revelou se pretende liberar o uso de peças usadas em modelos antigos.

Relembre o lançamento do iPhone 15

Com informações: The Verge e TechCrunch

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados