TB Responde Aplicativos e Software

O que é Bloqueio de Ativação da Apple

O Bloqueio de Ativação é um recurso que vincula o dispositivo a uma Apple ID e impede que outras pessoas possam usar o aparelho

Lucas Lima
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Bloqueio de Ativação é um recurso exclusivo da Apple. Com ele, você tem mais chances de recuperar o seu dispositivo caso perda ou seja roubado. Continue comigo e saiba o que é e como funciona.

Logotipo da Apple
O que é Bloqueio de Ativação da Apple? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O chamado Bloqueio de Ativação é uma camada de segurança aos dispositivos Apple. Com esse recurso ativado, qualquer aparelho precisará da senha da Apple ID para desbloquear um dispositivo vinculado à conta.

Ele é ativado automaticamente ao configurar a ferramenta “Buscar” — aquela que permite encontrar dispositivos perdidos pelo iCloud.com. Depois disso, o seu iPhone, iPad, iPod touch, Apple Watch ou Mac ficará vinculado a uma conta Apple e mesmo que ele seja restaurado de fábrica ou apagado remotamente, essa proteção permanece.

Se conseguir o dispositivo de volta, portanto, é só inserir seus dados e usá-lo novamente. Se esquecer o ID Apple ou a senha, não se preocupe, pois é possível recuperá-las. No entanto, se o processo de recuperação não funcionar com você, talvez não consiga mais usar nem reativar o dispositivo.

Para evitar problemas como esse, a Apple recomenda que o usuário atualize suas informações de forma recorrente na página da conta do ID Apple.

Quais dispositivos têm o recurso de bloqueio?

  • Qualquer iPhone, iPad, iPod touch;
  • Apple Watch com watchOS 2 ou posterior;
  • Macs com o chip Apple T2 Security e macOS Catalina ou superior. Para verificar se o Mac tem o chip, acesse o menu Apple () > Sobre este Mac > Relatório do Sistema > Controle.

Aparelhos Apple são bem caros, inclusive no Brasil. O Bloqueio de Ativação foi criado tanto para proteger o aparelho do usuário quanto para desincentivar o roubo ou furto desses dispositivos. No entanto, na prática, não é de conhecimento de todo mundo que exista essa camada de segurança, além da senha da tela de bloqueio.

Guarde este artigo com você e compartilhe com amigos sempre que necessário.

Com informações: Apple

Esse conteúdo foi útil?

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Graduou-se em Jornalismo em 2018 e se formou técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque