WhatsApp Web Beta ganha tela de bloqueio para dar mais privacidade aos usuários

Novo recurso para a versão web do aplicativo estava em desenvolvimento desde o ano passado; integrantes do programa WhatsApp Desktop Beta já podem testar o recurso

Felipe Freitas
Por
WhatsApp testa tela de bloqueio para a versão Web do aplicativo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp começou a liberar o recurso de tela de bloqueio na versão web do aplicativo, acessada pelo navegador. O recurso está disponível apenas no programa Beta do WhatsApp e não foi entregue para todos os integrantes do programa. A ferramenta de tela de bloqueio apareceu pela primeira vez, ainda em fase de desenvolvimento, em novembro do ano passado.

A proposta da tela de bloqueio é dar mais privacidade para os usuários. Seja uma pessoa que divide um computador ou quer usar o WhatsApp no trabalho sem ser alvo de “olhos de fofoca”. O recurso funciona de modo parecido à confirmação em duas etapas da versão mobile.

Tela de bloqueio no WhatsApp Web permite escolher como é ativada

Como explicado pelo site WABetaInfo, o usuário escolherá quando a tela de bloqueio deve ser ativada. Todavia, não há informação extras de como são todas essas opções. Quando o recurso surgiu em novembro, ele permitia que a senha fosse exigida toda vez que o WhatsApp Web fosse aberto.

De qualquer modo, é bom saber que o usuário terá a opção de prompts para ativar a tela de bloqueio. No smartphone, o pedido da senha da verificação de duas etapas é aleatório — já passei semanas seguidas sem receber a verificação no Android. No iOS, o bloqueio era mais recorrente.

Tela de bloqueio do WhatsApp na versão web (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Tela de bloqueio do WhatsApp na versão web (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Podemos “palpitar” em três métodos de ativação “naturais” para a tela de bloqueio no WhatsApp Web: a suspensão do computador, ativação do descanso de tela e temporizador — esse nunca falha.

O WhatsApp Desktop, aquele que você baixa, não recebeu os testes da tela de bloqueio. O que não surpreende muito, visto que o app apresenta alguns probleminhas há alguns tempos — esqueceu que ele existe, Meta?

Ativando a tela de bloqueio no WhatsApp Web

Se você é integrante do programa beta do WhatsApp, deve seguir os seguintes passos para ativar o recurso:

  • Abra as configurações do WhatsApp
  • Clique no botão do menu “Privacidade”
  • Se o recurso estiver disponível para você, o recurso da tela de bloqueio estará visível

Para os usuários do beta que estão sem acesso à tela de bloqueio, é recomendado aguardar mais alguns dias para que a ferramenta seja liberado. E em caso de perda de senha, será necessário remover o acesso através do aplicativo mobile.

Com informações: WABetaInfo (1 e 2)

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados