Vazamento reforça que iPhone 16 terá design do iPhone X e 11

Imagens de mockups usados por fabricantes de acessórios mostra que iPhone 16 pode ter câmeras alinhadas verticalmente, com inspiração no iPhone X e iPhone 11

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 semana
iPhone 16 pode ter câmeras alinhadas verticalmente, igual ao iPhone X e 11 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • Vazamentos recentes de mockups do iPhone 16 e iPhone 16 Plus sugerem que estes modelos terão câmeras alinhadas verticalmente, retomando um design similar ao do iPhone X e iPhone 11.
  • A ilha de câmeras dos novos modelos apresentaria um formato de pílula, similar ao iPhone X, com o flash posicionado à direita das lentes, como no iPhone 11.
  • Essas mudanças marcariam a primeira alteração no design da linha não-Pro em três anos, desde o lançamento do iPhone 13 e iPhone 13 Mini, em 2021.
  • Os modelos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max não devem apresentar mudanças no visual, de acordo com os vazamentos.

Um novo vazamento de mockups do iPhone 16 reforça o rumor de que o celular da Apple terá um elemento de design de iPhones mais antigos. As fotos das maquetes, que geralmente são usadas por fabricantes de acessórios, mostram que o iPhone 16 e iPhone 16 Plus terão as câmeras alinhadas verticalmente. Essa não é a primeira vez que se fala da mudança de design dos iPhones não-Pro.

O possível novo visual parece juntar o design do iPhone X e do iPhone 11. Assim como no modelo de 2017, a ilha de câmeras (traduzido do camera island em inglês) tem um formato de pílula. No entanto, o flash fica localizado na parte direita, assim como no iPhone 11, mas fora do espaço das lentes.

iPhone 16 e novo design é comentado desde 2023

Novo vazamento de mockups mostra iPhone 16 e iPhone 16 Plus com novo visual para ilha das câmeras (Imagem: @majinbuofficial/Twitter)
Novo vazamento de mockups mostra iPhone 16 e iPhone 16 Plus com novo visual para ilha das câmeras (Imagem: @majinbuofficial/Twitter)

Os primeiros relatos sobre essa mudança no design das câmeras do iPhone 16 surgiram ainda em 2023. Na época, o site MacRumors disse que a Apple estudava dois visuais para a ilha de câmeras: um inspirado no iPhone X e outro no iPhone 11. Parece que a big tech foi pelo meio termo.

As lentes continuarão “saltadas” da traseira, mas sobre o formato de pílula do iPhone X — a partir do iPhone 11 a Apple adotou um relevo quadrado, que seguirá presente no iPhone 16 Pro. O flash parece ficar no mesmo nível que a traseira, a certeza é que ele separado das câmeras. A posição do flash está na lateral das lentes, igual ao iPhone 11.

Já o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max, de acordo com os últimos vazamentos, não terão mudanças no visual. Relembrando que isso é um rumor e o design final de toda a linha pode ser diferente. No entanto, casos como esse já aconteceram antes e acertaram o visual. É comum que os mockups usados pelas fabricantes de acessórios de celulares vazem antes do lançamento oficial dos aparelhos — inclusive o iPhone 15 é um dos casos positivos desses leaks.

(Imagem: @sonnydickson/Twitter)
No início do mês, outro vazamento de mockups mostrou iPhone 16 e 16 Plus com câmeras alinhadas verticalmente (Imagem: @sonnydickson/Twitter)

iPhone 16 pode mudar visual das câmeras após 3 anos

Caso o novo visual seja confirmado, a Apple terá feito a primeira alteração no design da linha não Pro em três anos. Em 2021, a big tech lançou o iPhone 13 e iPhone 13 Mini (linha descontinuada) com a configuração de câmeras que conhecemos hoje, alinhadas diagonalmente.

Para algumas pessoas que cobrem ou acompanham o mercado de smartphones, essa possível mudança de design seria a Apple reconhecendo que o visual do iPhone X/11 era a escolha correta para a linha.

Relembre o lançamento do iPhone 15

Com informações: Android Headlines (1 e 2)

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados