Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como rastrear um celular Android [perdido ou roubado]

Aplicativo para rastrear um celular Android se chama "Encontre Meu Dispositivo do Google"; muito útil para perdas ou roubos

Por

O aplicativo do serviço que tenta rastrear o smartphone ou tablet em caso de perda ou roubo já pode ser encontrado no Google Play Store. É gratuito e está disponível para praticamente qualquer aparelho que tenha Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) ou superior. Além disso, é possível usar o serviço pelo navegador também. Veja como rastrear um celular Android no Encontre Meu Dispositivo.

Celular em cima de uma grama. (Imagem: Noizy Bull/Unsplash)
Celular em cima de uma grama. (Imagem: Noizy Bull/Unsplash)

O processo é bem simples e envolve poucas etapas. Quando bem-sucedido, o serviço informa endereço e a posição aproximada em um mapa. É importante ressaltar que, em caso de crime, a melhor decisão é comunicar a polícia.

  1. Acesse o site “Encontre Meu Dispositivo” pelo navegador

    Abra o navegador de sua preferência, acesse o link google.com/android/find e faça o login com seu e-mail e senha da Conta Google, caso ainda não tenha feito; Tela de acesso ao site "Encontre meu dispositivo"

  2. Localize seu dispositivo

    Logo abaixo do modelo do seu celular, o site exibirá a rede em que ele está conectado e porcentagem da bateria. No mapa, será possível ver a localização aproximada do aparelho. Um ponto importante: o recurso não funcionará se o GPS do celular estiver desligado.Tela com as informações de localização do dispositivo

O serviço oferece algumas opções que podem ser úteis após localizar o aparelho. Confira:

  • Reproduzir som: aqui o aparelho tocará um som por 5 minutos no volume máximo. Pode ser útil se você perdeu dentro de casa, dentro de um carro, etc;
  • Proteger dispositivo: ela vai travar o Android e sairá da sua conta Google; é possível deixar uma mensagem ou número de telefone para qualquer pessoa que encontrar seu dispositivo. Ainda assim, será possível localizá-lo;
  • Limpar dispositivo: essa é a opção para quando não houver mais esperanças de recuperar o dispositivo, pois ele restaura a configuração original do sistema e elimina dele todas as suas informações pessoais, como fotos e músicas. Depois de clicar em apagar, não será mais possível localizá-lo.

Como rastrear um celular Android pelo aplicativo

Ao baixar o aplicativo “Encontre meu dispositivo“, você consegue acompanhar os dispositivos registrados na sua conta do Google. O app é similar a ferramentas como o Find My iPhone do iOS e pode ser útil para você tentar localizar outro dispositivo que tenha perdido pelo seu próprio smartphone ou tablet.

Como o processo é igual ao feito no site, vamos mostrar como conferir se ele está ativo em seu celular, caso ainda não tenha perdido:

  1. Acesse as configurações do seu celular
    Vá até o menu do seu celular e clique no ícone de engrenagem;
  2. Vá em “Google”
    Arraste a tela até achar na lista a categoria “Google” e, em seguida, clique nela; Caminho para categoria "Google" em "Segurança"
  3. Ative o recurso em “Segurança”
    Toque em “Segurança” e em “Status de Segurança” selecione “Encontre meu dispositivo“. Depois disso é só ativar (ligando a chave) no canto superior direito. Como ativar o recurso "Encontre meu dispositivo"
Preciso do aplicativo instalado no aparelho perdido para localizá-lo?

Não. O aplicativo é só mais um recurso de segurança, mas a procura pelo site vai funcionar independente de tê-lo ou não no celular.

Tem como rastrear o celular desligado?

Não. Infelizmente o recurso precisa do GPS ativado para funcionar, logo, o celular também precisa estar ligado.