Encontre meu Dispositivo do Android enfim recebe Material You e modo escuro

Material You é a atual linguagem de design do Google; novo padrão deixa visual do Encontre meu Dispositivo (Find My Device) mais intuitivo

Emerson Alecrim
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Lançado em 2021, o Android 12 introduziu o Material You, uma nova e moderna linguagem de design. Desde então, o Google vem implementando o padrão em seus aplicativos, a exemplo do Fotos e Play Store. Demorou, mas chegou a vez do Encontre meu Dispositivo (Find My Device) receber o Material You. A atualização traz até modo escuro.

Uma mudança como essa não tem apenas efeito estético. Quando combinada com a usabilidade, uma atualização visual torna o aplicativo mais intuitivo e funcional. Parece ser o caso aqui.

De acordo com Mishaal Rahman, que testou a fundo a novidade, o Encontre meu Dispositivo agora mostra uma lista de todos os dispositivos rastreáveis vinculados à sua conta assim que aberto. Isso é ótimo, afinal, você pode selecionar o aparelho a ser buscado rapidamente.

Não são só celulares, que fique claro. O Find My Device também pode rastrear dispositivos como tablets, smartwatches e fones de ouvido sem fio.

Velho (atual) Encontre meu Dispositivo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Velho (atual) Encontre meu Dispositivo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Sobre a aparência em si, a cor verde deixou de ser predominante para combinar com o padrão estético estabelecido pelo Material You. O visual ficou mais sóbrio e moderno. Finalmente, é possível usar o Encontre meu Dispositivo com modo escuro.

O que funcionava bem foi mantido. A exemplo da versão anterior do Find My Device, uma espécie de cartão aparece na parte inferior da nova versão para exibir o status da bateria e a rede na qual o dispositivo rastreado está conectado. Por ali, também é possível emitir um comando remoto para “zerar” o aparelho ou reproduzir um alerta sonoro.

Já o mapa que mostra a localização geográfica do dispositivo continua ocupando a parte superior da tela, com o cartão aparecendo logo abaixo.

Novo Encontre meu Dispositivo (imagem: Twitter/Mishaal Rahman)
Novo Encontre meu Dispositivo (imagem: Twitter/Mishaal Rahman)

Novo Encontre meu Dispositivo na Play Store

A versão do Encontre meu Dispositivo que introduz o novo design é a 2.5.001. Ela ainda não está disponível na Google Play Store, mas deve chegar em breve por lá.

Para quem não quiser esperar, uma alternativa é fazer a instalação via arquivo APK. Mas lembre-se: esse procedimento exige configurar o Android para permitir apps desconhecidos, o que diminui a segurança do sistema. O faça por sua conta e risco.

O que é Material You?

O Material You é uma linguagem de design desenvolvida pelo Google para padronizar as características visuais de seus aplicativos e sistemas. Aqui, um dos objetivos é facilitar a personalização do software pelo usuário, mas mantendo a coerência, de modo que os ajustes não prejudiquem a usabilidade.

Como você já sabe, o Material You foi introduzido no Android 12. O Android 13 também é baseado nesse padrão, de modo mais refinado.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados