Android 15 poderá ligar o Bluetooth do seu celular automaticamente

Recurso encontrado no Android 15 dará a opção do dispositivo ligar automaticamente o Bluetooth. Novidade pode ter relação com o app Encontre Meu Dispositivo

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
Android 15 Bluetooth (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 15 está em beta e conta com recurso que liga o Bluetooth tempo depois do usuário ter desligado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A versão beta do Android 15 conta com uma função que liga automaticamente o Bluetooth do celular. Um tempo após ser desligado pelo usuário, o aparelho religará a funcionalidade. É provável que o objetivo desse recurso seja manter a rede do Encontre meu Dispositivo ativa com mais dispositivos, o que aumenta a eficiência deste serviço.

O recurso de religar o Bluetooth foi encontrado em uma das versões prévias do Android 15, mas escondido nos códigos do sistema operacional. A próxima geração do SO do Google está na fase de teste de desenvolvedores. Neste período beta, muitos recursos darão as caras antes de chegarem oficialmente — e alguns serão cancelados.

Android 15 não quer o Bluetooth desligado

De acordo com este primeiro achado, o Android 15 religará o Bluetooth automaticamente no dia seguinte ao que ele foi desligado. Nos códigos do sistema operacional, o recurso tem a opção de ser ativado ou desativado após o usuário desligar o Bluetooth.

Busca de dispositivos para conexão via Bluetooth (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Android 15 pode contar com função para religar sozinho o Bluetooth do smartphone (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O repórter Mishaal Rahman, do Android Authority e primeiro a divulgar a funcionalidade, explica que quando o Bluetooth é desativado aparecerá a opção de ativar o recurso de religá-lo automaticamente. Isso lembra a opção de ativar um alarme diário por conta própria quando você o desliga. A funcionalidade é referenciada no código como Bluetooth auto-on.

Em seus testes, Rahman descobriu que a ferramenta só está disponível para aplicativos do sistema. Apps de terceiros, pelo menos por enquanto, não podem utilizar o recurso.

Bluetooth ligado traz vantagens e desvantagem

Ao manter o Bluetooth ligado, o usuário tem mais agilidade para conectar dispositivos pareados e compartilhar arquivos rapidamente. Em breve, outra vantagem será utilizar a rede Bluetooth do Encontre Meu Dispositivo, na qual a tecnologia será capaz de utilizar a funcionalidade para detectar aparelhos Android em sua volta. Essa rede deve ser lançada na próxima semana.

A desvantagem de mantê-lo sempre ligado é o consumo de bateria. No entanto, não chega mais a ser um problema como foi anos atrás. As baterias aumentaram, os smartphones estão mais eficientes no consumo energético e temos as tecnologias de carregamento rápido.

Como ainda é uma recurso em fase de testes, não é garantido que ele chegará na versão oficial do Android 15 — fora que é possível que o Google o libere em algum update do atual Android 14.

Com informações: Android Authority e SamMobile

Receba mais sobre Android 15 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados