Disney Plus vai travar compartilhamento de senha a partir de junho

Empresa já passou a proibir compartilhamento de contas nos termos de uso, mas agora começará a caçar ativamente quem faz isso

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Marca do Disney Plus
Disney Plus segue passos da Netflix e a partir de junho caçará contas que compartilham senhas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A Disney anunciou que começará a bloquear o compartilhamento de senhas no Disney Plus em junho. Ela vai seguir uma iniciativa originalmente da Netflix.
  • As novas políticas de uso proíbem explicitamente compartilhar senhas com pessoas que não residem na mesma casa.
  • Ainda não se sabe o impacto dessa política no Brasil.
  • A estratégia envolverá tecnologia capaz de rastrear o uso das contas de forma similar à Netflix, que utiliza o Wi-Fi da residência e os IPs dos dispositivos para determinar a localização do usuário.

A Disney revelou nesta quinta-feira (4) que o bloqueio ao compartilhamento de senhas no Disney Plus começará em junho. O CEO Bob Iger anunciou o cronograma em uma entrevista para a emissora CNBC. Essa estratégia foi apresentada ainda em 2023, mas deu os primeiros passos em 2024.

Em fevereiro, o streaming do Mickey alterou as políticas de uso, incluindo no texto que é proibido compartilhar senhas com quem não mora na mesma residência. A regra é bem parecida com o que foi adotado pela Netflix no ano passado — tudo bem dividir a senha com quem mora sob mesmo teto, o problema é com quem mora em casas separadas.

Caça às bruxas começa em junho

Bob Iger, CEO da Disney (Foto: Divulgação/Disney)
Bob Iger, CEO da Disney, deu poucos detalhes de como será o bloqueio de compartilhamento de senhas (Foto: Divulgação/Disney)

Apesar de mudar as políticas de uso, a Disney ainda não começou a sua “caça às bruxas” contra contas compartilhadas. A partir de junho, o streaming começará a bloquear o acesso de perfis que não vivem na mesma residência que o dono da conta.

Até o momento não há previsão de quando a Disney iniciará o bloqueio ao compartilhamento de contas no Brasil. Na entrevista para a CNBC, Iger apenas falou que isso começará em “alguns países”.

O provável motivo dessa demora pode envolver o conhecimento para rastrear o uso das contas. Não basta mudar a política, é preciso ter a tecnologia capaz de identificar os usuários que estão compartilhando uma conta. Agora a Disney pode ter finalizado o desenvolvimento desse recurso e está planejando a implementação.

Netflix foi precursora

Seguindo como exemplo — novamente — a Netflix, esta rastreia os perfis pelo Wi-Fi da residência do dono da conta, a pessoa que está registrada como pagante. O sistema da Netflix exige que o usuário conecte os dispositivos ao Wi-Fi de casa pelo menos uma vez a cada 31 dias, além de dar play em qualquer conteúdo da plataforma. Ele também usa os IPs dos dispositivos para definir a residência.

Junto do bloqueio de compartilhamento de senhas da Disney Plus, a empresa criará um plano de perfil adicional. A empresa informou que haverá uma opção de taxa de compartilhamento, mas sem revelar detalhes.

Com informações: The Verge e CNBC

Receba mais sobre Disney+ (Disney Plus) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados