Os filmes animados da Disney em ordem de lançamento

Veja uma lista em ordem cronológica dos 59 filmes animados que fazem parte do cânone da Disney, da década de 30 aos dias atuais

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Os filmes animados da Disney em ordem de lançamento / Disney+ / Divulgação
Fantasia (Imagem: Disney+ / Divulgação)

Atualmente um dos maiores conglomerados de mídia do planeta, a The Walt Disney Company investe em animações desde a década de 30, quando já mostrava jeito para encantar crianças e adultos através de suas histórias. Para quem quer conhecer ou relembrar o portfólio de peso dessa empresa, listamos aqui todos os filmes da Disney em ordem de lançamento. Confira e divirta-se!

As divisões da empresa e a linhagem cânonica da Disney

Fundada em 1923 por Walt Disney e Roy Oliver Disney, a Disney possui hoje em dia um verdadeiro império, que se estende para muito além da indústria cinematográfica, e envolve também a indústria teatral e musical, redes de TV por assinatura e até parques temáticos. 

As animações, no entanto, fizeram parte de sua história desde o começo, à princípio através de curta-metragens e mais tarde com longas, que marcaram gerações e ganharam alguns dos prêmios mais importantes da indústria.

Ao longo dos anos, a Disney evoluiu de maneira estrondosa nesse setor. Isso ocorreu tanto no seu principal e mais antigo estúdio, o Walt Disney Animation Studios, quanto por meio da compra de outras companhias, como foi o caso da aquisição da Pixar e da Marvel Entertainment Inc..

Além disso, ela passou a trabalhar também com a distribuição de alguns títulos de outras empresas e criou, através de outros estúdios, subdivisões para seus produtos. Um dos exemplos mais marcantes foi a criação do DisneyToon Studios, que existiu entre 1990 e 2018, e trabalhava quase que exclusivamente em continuações de animações lançadas diretamente em vídeo.

Os filmes animados da Disney em ordem de lançamento / Disney+ / Divulgação
O Rei Leão (Imagem: Divulgação / Disney+)

Tantas mudanças fizeram com que, por muita vezes, o público ficasse confuso a respeito das animações que realmente fazem parte do cânone da empresa. Afinal, ainda que muitas animações em longa-metragem carreguem o “selo Disney” consigo, nem todas elas foram feitas exclusivamente pela companhia e fazem parte do sistema desenvolvido pela própria Disney que enumera cronologicamente suas animações oficiais. 

Para tirar qualquer dúvida sobre o assunto, abaixo listamos todos os longa-metragens animados que fazem parte do cânone da Disney e seus anos de lançamento. As produções disponíveis no Disney+ – streaming oficial da empresa lançado em 2019 nos EUA e em 2021 no Brasil -, estão linkadas para seus respectivos filmes na plataforma.

Os filmes animados da Disney em ordem de lançamento / Disney+ / Divulgação
Frozen (Imagem: Divulgação / Disney+)

Todos os filmes da Disney em ordem de lançamento

Começando por Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937, e chegando até o seu mais recente lançamento, Raya e o Último Dragão, em 2021, veja uma lista em ordem cronológica das 59 animações em longa-metragem feitas pela Walt Disney Animation Studios.

60º filme da Disney

O 60º filme da lista oficial de animações da empresa já tem nome e data de lançamento. Encanto terá direção de Byron Howard e Jared Bush e está previsto para ser lançado nos EUA em novembro de 2021. Com músicas de Lin-Manuel Miranda (Hamilton), Encanto será ambientado na Colômbia. Um teaser oficial da animação já foi lançado.

Curtiu essa lista com todos os filmes da Disney em ordem de lançamento? Qual é o seu preferido? Conta para a gente!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Disney na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados