Facebook ganha primeiro Oscar e Netflix lidera premiações no streaming
"Colette" ganha Oscar de melhor curta documentário; Netflix leva sete estatuetas para casa, seguida por Disney Plus e Amazon
"Colette" ganha Oscar de melhor curta documentário; Netflix leva sete estatuetas para casa, seguida por Disney Plus e Amazon
A noite do Oscar também rendeu uma premiação à Oculus, do Facebook. Neste domingo (25), a rede social ganhou a sua primeira estatueta de melhor curta documentário com Colette. Outras produções de plataformas de streaming, como Netflix, Disney Plus e Amazon Prime Video, também foram contempladas.
A premiação deste ano rendeu a primeira vitória ao Facebook. Produzido pela equipe de realidade virtual Oculus, da rede social, e pela Respawn Entertainment, da Electronic Arts, Colette foi o vencedor do Oscar de melhor curta documentário. O filme, que teve seus direitos de streaming adquiridos pelo jornal The Guardian, está disponível para ser assistido de graça pelo YouTube (youtube.com).
Ainda no tapete vermelho, a Netflix liderou em premiações no streaming. Com 35 nomeações, a plataforma ganhou nas categorias melhor cinematografia e melhor design de produção por Mank. As estatuetas de melhor figurino e melhor maquiagem e cabelo também foram para A Voz Suprema do Blues, estrelado por Chadwick Boseman.
Outras três produções da plataforma de streaming também receberam o Oscar neste domingo (25). É o caso de Professor Polvo, com o prêmio de melhor documentário, e Se Algo Acontecer… Te Amo, com melhor curta de animação. Dois Estranhos também ganhou na categoria melhor curta-metragem em live-action.
A noite ainda rendeu vitórias a Soul, da Pixar e atualmente disponível no Disney+, nas categorias de melhor trilha sonora e melhor longa-metragem de animação. A Amazon, por sua vez, levou para casa os prêmios de melhor edição e melhor som. Em 2021, o Oscar de melhor filme foi para Nomadland, dirigido por Chloé Zhao.