Netflix explica como vai barrar compartilhamento de contas e evitar enganos

Netflix só permite compartilhamento de conta para usuários da mesma casa; eles poderão usar código temporário para evitar bloqueio em viagens

Emerson Alecrim
Por
Netflix
Netflix (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Neste trimestre, a Netflix aumentará o uso de mecanismos para impedir que o usuário compartilhe a sua conta com pessoas que não moram em sua casa. Mas será que isso não impedirá o uso do serviço durante uma viagem? Para evitar bloqueios equivocados, a companhia criou alguns recursos, como um código temporário.

Dividir a conta com amigos ou parentes que não vivem na mesma residência é uma prática comum entre usuários de serviços de streaming. A Netflix sabe disso, mas, por muito tempo, pouco se importou com o problema. Até porque, de certa forma, isso ajudou a plataforma a entrar no dia a dia de muita gente. É como se fosse uma estratégia de marketing indireto.

A situação é diferente agora. A concorrência no mercado de streaming aumentou e o crescimento da base de clientes já não tem o ritmo de antes. Pressionada pela busca de resultados financeiros positivos, a Netflix decidiu dificultar a vida de quem acessa a plataforma sem pagar uma assinatura por isso.

Como evitar o bloqueio da Netflix em viagem?

A Netflix classifica a residência como a localização principal do usuário. Isso é definido automaticamente com base em endereços IP, identificação dos aparelhos que acessam o serviço e atividades da conta. Logo, o primeiro passo é conectar o dispositivo a ser usado na viagem à rede Wi-Fi da sua casa pelo menos uma vez a cada 31 dias.

Além de conectar o aparelho à rede Wi-Fi principal, é preciso acessar a Netflix e assistir a pelo menos um vídeo disponível na plataforma. Essa ação é suficiente para o dispositivo não ser bloqueado se o serviço for acessado a partir de uma rede Wi-Fi diferente ou, ainda, via 5G/4G.

Se esse aparelho não acessar a Netflix a partir da rede Wi-Fi da sua casa por um período prolongado (aparentemente, acima de duas semanas), o acesso à plataforma poderá ser impedido. Se isso acontecer, é possível solicitar um código temporário para ter acesso à Netflix por sete dias consecutivos.

Letreiro da Netflix em prédio (Imagem: Cameron Venti/Unsplash)
Letreiro da Netflix em prédio (imagem: Cameron Venti/Unsplash)

E isso vai funcionar?

Só testando para saber. Os termos de uso da Netflix permitem apenas que você compartilhe a sua conta com pessoas que moram na sua casa. Mas definir quais são os dispositivos associados a elas não é uma tarefa fácil. Isso levanta a desconfiança de que falsos negativos ou positivos poderão ocorrer.

Além disso, alguns detalhes ainda não foram esclarecidos. Por exemplo: se a viagem exceder sete dias, um novo código temporário poderá ser solicitado? E se mais de uma pessoa da mesma casa estiver viajando, cada uma delas poderá pedir o código?

Por ora, o que sabemos é que a Netflix ampliará o bloqueio de compartilhamento de contas até março deste ano, quando então teremos mais detalhes sobre como isso irá funcionar.

De acordo com o site Flatpanelshd, a companhia dará ao usuário que compartilha conta a opção de adicionar um valor à sua mensalidade para esse fim. Mas isso em alguns países. Em outros, o usuário adicional terá que assinar um dos planos disponíveis. Esta página de ajuda da Netflix dá a entender que este último será o caso do Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados