Quantos filmes têm na Netflix?

Pesquisa da consultoria Business Bureau dá números sobre a Netflix e de outras plataformas; dado é similar ao do Flixboss

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Netflix Originals / Unsplash

Uma pesquisa da consultoria Business Bureau apontou que, no Brasil, a Netflix é 4,5 vezes maior que o Globo Play, plataforma da TV Globo que ocupa o segundo lugar no ranking de maior popularidade entre serviços de “TV paga”. A gigante dos vídeos online tem 18% de participação de mercado, enquanto a rival tem apenas 4%, no momento.

Um dado que chamou a atenção foi o total de conteúdo licenciado e disponível por país em serviços de streaming multiplataforma, incluindo a Netflix. No PDF do levantamento, porém, não é especificado quantos filmes e séries estão disponíveis no catálogo de cada empresa (são 78 plataformas), apenas um somatório (que no Brasil é de 72.333 filmes).

Sobre TV Paga:

O Brasil tem 24.960.209 assinantes, com 37% de penetração. Desses, 58% é da modalidade DTH do termo inglês direct to home (ou seja, direto para casa), uma modalidade de transmissão de televisão digital via satélite e 42% é CCTV de closed circuit television (serviço de TV paga oferecido por cabo/fibra ótica) em vias terrestres.

O market share da TV Paga no país, fica assim:

  1. NET (38%)
  2. SKY (28%)
  3. Claro TV (14%)
  4. Vivo (8%)
  5. Oi TV (7%)
  6. Outros (5%)

Sobre multi screens (streaming):

De acordo com o documento, são 78 as plataformas de streaming disponíveis no país.

  • 139 canais ao vivo
  • 72.333 licenciados
  • 12.954 séries licenciadas

Quantos filmes têm na Netflix?

Isso ainda não responde quantos filmes têm na Netflix, certo? Ao Tecnoblog, a Business Bureau informou que a Netflix oferece 2.926 títulos de filmes no Brasil e mais de 70 são de produtores brasileiros. Quanto à séries, a Netflix oferece no Brasil 950 séries (e mais de 28 mil episódios); dessas, 26 séries pertencem a produtores do Brasil.

Os dados têm origem na plataforma BB MULTISCREENS, PLATFORMS & CONTENTS e são levantados por uma equipe especializada no levantamento da oferta de conteúdo de mais de 260 plataformas online em toda a América Latina e que registra a quantidade de títulos nos catálogos de cada uma delas, diz o Business Bureau.

Os números são similares aos sites de rastreadores que divulgam as novidades da Netflix (do que entra no catálogo) e o que sai da Netflix em remoções de conteúdo por licenciamento vencido — já explicamos aqui, no TB Responde, porque isso acontece. De acordo com um deles, o Flixboss, atualmente são encontrados 2.844 filmes na Netflix Brasil e 1.078 séries. Um número flutuante, dado que muitos episódios e longa-metragens entram e saem da plataforma todos os meses em função dos contratos.

Atualmente, segundo a empresa, somam 767 o total de conteúdos — séries e filmes — “originais Netflix”, produzidos e distribuídos pela empresa de streaming no Brasil.

Quantos filmes tem na Netflix?

Ainda de acordo com dados da mesma pesquisa, a Netflix oferece na América Latina 3.339 títulos de filmes, 1.082 títulos de séries e 32.772 episódios. A consultoria não divulgou a quantidade de filmes oferecidos pela Netflix por país na região, mas numa comparação geral com outras nações latinoamericanas, o Brasil tem mais conteúdo se consideradas todas as empresas fornecedoras de conteúdo por streaming multiscreens.

Vale lembrar que, ano passado (2017), a Ancine (Agência Nacional do Cinema) propôs ao Conselho Superior do Cinema que serviços como Netflix e Amazon Prime Video fossem obrigados a oferecer uma cota de pelo menos 20% de produções nacionais nos acervos. Em Ministério da Cultura decidiu não levar a ideia adiante e excluiu essa obrigação.

O market share das plataformas multi tela no país, fica assim:

  1. Netflix (18%)
  2. Globo Play (4%)
  3. Telecine Play (3%)
  4. SKY Online (3%)
  5. Outros (72%)

Pirataria de filmes e séries online

Ainda segundo o levantamento, 30% das famílias latino-americanas conectadas à internet que assistem filmes, séries ou eventos online fazem isso de maneira irregular. Nessa, o Brasil perde a liderança, o Chile é o país mais afetado, com 38% das famílias/lares conectadas no país adotando plataformas ilegais para ver vídeo online.

Em geral, na pirataria de filmes, séries de TV e transmissões ao vivo irregulares, para assistir online (legal ou ilegalmente), o dispositivo mais usado é o PC (desktop ou laptop).

A Business Bureau S.A. é uma empresa de consultoria e investigação de mercado que opera desde 1987 no setor de telecomunicações, mídias e entretenimento na América Latina e no Caribe. Os dados do BB AUDITV (TV paga), foram coletados até junho de 2018. Os dados do BB MULTISCREENS, PLATFORMS & CONTENTS (streaming) foram coletados até fevereiro de 2018. E os dados do BB NEW MEDIA ESSENTIALS (usuários de OTTs em lares com internet na região) foram coletados até dezembro de 2017.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados