iOS 15.1 é liberado pela Apple com SharePlay para iPhone e iPad

Atualização para iOS 15.1 e iPadOS 15.1 é gratuita e destinada a iPhones e iPads; nova versão do sistema traz SharePlay e outras novidades

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Atualização para o iOS 15.1 (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Apple liberou, nesta segunda-feira (25), o iOS 15.1 e iPadOS 15.1 a iPhones e iPads elegíveis. As atualizações dos sistemas operacionais chegam aos usuários com o SharePlay, para assistir a filmes e séries com amigos pelo FaceTime, e outras novidades. A fabricante também disponibilizou o watchOS 8.1 aos seus relógios no mesmo dia.

O que há de novo no iOS 15.1?

O grande destaque da atualização fica pelo SharePlay. O recurso foi anunciado durante a WWDC 2021, em junho, para o iOS 15. A novidade, no entanto, não deu as caras durante o lançamento do sistema operacional, em setembro, e só reapareceu no beta da versão atual para desenvolvedores poucos dias depois

Agora, os usuários já podem utilizar a novidade. O SharePlay consiste em uma função do FaceTime para compartilhar conteúdos com amigos. Sendo assim, é possível reproduzir músicas, filmes e séries do Apple TV+, Disney+ e outros serviços de streaming compatíveis durante uma chamada de vídeo feita pela plataforma.

A atualização ainda libera a possibilidade de filmar em ProRes pelo iPhone 13 Pro e Pro Max. O suporte ao codec de vídeo avançado garante uma fidelidade de cores maior e menos compactação durante a gravação. Além disso, a nova versão do iOS 15 vai liberar a opção para anexar cartões de vacinação contra a COVID-19 na Carteira (Wallet).

Além do iOS 15.1 e iPadOS 15.1, a Apple também liberou o watchOS 8.1 e tvOS 15.1 nesta segunda-feira (25). O mesmo é dito ao macOS Monterey, que traz o modo Foco, novo Safari e mais. A atualização está disponível para Macs com Intel e Apple Silicon.

iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 15 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
Quais iPhones são compatíveis com o iOS 15.1?

A atualização para o iOS 15.1 está disponível para todos os dispositivos compatíveis com o iOS 15. São eles o iPhone 6 e iPhone 6 Plus e gerações mais recentes, incluindo o iPhone SE e o iPod Touch de 7ª geração. Também entra na lista a nova linha iPhone 13, que começou a ser vendida no Brasil em outubro.

Confira a lista de celulares compatíveis a seguir:

  • iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max;
  • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max;
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
  • iPhone XS, XS Max e XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8 e 8 Plus;
  • iPhone 7 e 7 Plus;
  • iPhone 6S e 6S Plus;
  • iPhone SE (2ª geração);
  • iPhone SE (1ª geração);
  • iPod Touch (7ª geração).

No caso do iPad, o iPadOS 15.1 pode ser instalado no iPad Pro de 1ª geração, iPad de 5ª geração iPad Mini de 4ª geração e iPad Air de 2ª geração ou versões mais recentes. Já o watchOS 8.1 está disponível para o Apple Watch Series 3 e edições mais novas. O Apple Watch SE também entra na lista de compatibilidade. 

Modo Foco do iOS e iPadOS 15 (Imagem: Lucas/Tecnoblog)
Modo Foco do iOS e iPadOS 15 (Imagem: Lucas/Tecnoblog)
Como atualizar o iPhone para o iOS 15.1?

As atualizações para o iOS 15.1 e iPadOS 15.1 são gratuitas e estão disponíveis para dispositivos elegíveis. O processo pode ser realizado tanto no iPhone quanto no iPad da mesma maneira: pelas configurações do sistema operacional.

Confira o passo a passo a seguir para instalar a atualização no iPhone e iPad:

  1. Abra as configurações do iPhone ou iPad;
  2. Acesse a opção “Geral”;
  3. Toque em “Atualização de Software”;
  4. Aguarde o sistema buscar por novas atualizações;
  5. Siga as instruções exibidas na tela para instalar o iOS 15.1.

A atualização para o watchOS 8.1 também é feita pelo celular. Para isto, basta acessar o aplicativo Watch e aceder à opção “Geral”. Em seguida, é só tocar em “Atualização de Software”, aguardar e seguir as instruções informadas na tela para instalar a nova versão do sistema operacional para Apple Watch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados