Instagram deve lançar novo “Melhores Amigos” em breve

Rede social segue desenvolvendo recursos para divulgar stories com público específico; app deve adotar listas que serão divididas em públicas e fechadas

Felipe Freitas
Por
Instagram prepara listas para você dividir melhor com quem você compartilha seus stories (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Instagram não desistiu dos planos de criar um “melhores amigos dos melhores amigos”. O leaker Alessandro Paluzzi divulgou nesta sexta-feira que encontrou mais uma novidade no recurso de criação de listas de compartilhamento. Paluzzi divulgou a tela de explicação da funcionalidade, que pode ser um sinal de que seu lançamento está perto.

Para contextualizar, desde 2021 o Instagram está trabalhando em criar uma ferramenta mais “exclusiva” que o Melhores Amigos. Sabe quando você quer compartilhar algo mais pensa “vish, queria compartilhar só com alguns dos melhores amigos”? A plataforma quer resolver isso.

Listas devem ajudar grupos e chegar em breve

As listas de compartilhamentos permitirão que você separe seus seguidores em grupos, o que permitirá que os usuários publiquem conteúdos de acordo com seus diferentes círculos sociais.

Por exemplo, você pode gostar de futebol americano e quer divulgar algum meme só com seus amigos que também acompanham. Para isso, você pode criar uma lista com essas pessoas e publicar as imagens e vídeos por ela.

Instagram desenvolve dois tipos de lista: fechadas e abertas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Instagram desenvolve dois tipos de lista: fechadas e abertas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Esse recurso será divido em dois tipos de listas: fechadas (mais parecidas com os Melhores Amigos) e abertas. Na primeira, somente você pode compartilhar conteúdos e ver os membros. Na segunda, as pessoas são convidadas e todas podem compartilhar stories. E óbvio, os criadores de conteúdo se beneficiarão com as listas, podendo “vender” o acesso.

Depois de mais de dois anos de desenvolvimento, o recurso parece estar próximo do lançamento. A tela divulgada por Paluzzi nessa semana mostra um “pop-up” explicativo sobre as listas. Esse texto introdutório, mais didático pode ser um sinal de que o Instagram está finalizando a ferramenta.

Novo achado do leaker mostra "pop-up" explicando o recurso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Novo achado do leaker mostra “pop-up” explicando o recurso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

“Melhores Amigos dos Melhores Amigos” quase existiu

No início do desenvolvimento, lá em 2021, como também revelou Paluzzi, o Instagram pensou na possibilidade de listas “dentro do Melhores Amigos”. Como mostrou o leaker, que realiza engenharia reversa no app para descobrir recursos ocultos, o acesso à função de criar listas ficaria no lugar do botão de “Melhores Amigos”.

Ainda não está claro se as listas “matarão” os melhores amigos ou se a rede social tentará fazer os dois coexistirem.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados