WhatsApp desmente notícia sobre incluir anúncios no app

Notícia do Financial Times publicada nesta sexta informa que Meta estuda incluir propagandas no app; CEO do WhatsApp desmentiu texto

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
CEO do WhatsApp nega que empresa incluirá anúncios no app (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp não incluirá anúncios na lista de conversas do aplicativo. Will Cathcart, CEO do serviço de mensagens, se pronunciou no Twitter/X após uma notícia do Financial Times relatar os supostos planos da empresa. O WhatsApp é a plataformas mais usada da Meta e a única que não recebe anúncios.

Se você lembrou do Threads na última oração, deixe-me explicar porque ele foi ignorado. Primeiro, ele tem poucos usuários ativos. Segundo, a Meta já declarou que pretende incluir anúncios no futuro.

Após a declaração de Cathcart, o Financial Times atualizou a notícia. Além de incluir a resposta do CEO do WhatsApp, o veículo informou que um porta-voz da empresa não havia “rebatido” se a ideia foi ou não discutida antes da notícia ser desmentida. O porta-voz disse que a companhia “não pode se responsabilizar por todas as conversas que acontecem, mas não estamos testando, desenvolvendo isso e nem está nos planos”.  

Na notícia do Financial Times, é relatado que a ideia estava na fase inicial de debates. Seja mentira ou uma conversinha de corredor, o veículo afirma que há um movimento na Meta para gerar receita com anúncios.

Will Cathcart, CEO do WhatsApp, desmentiu Financial Times com mensagem no Twitter/X (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Will Cathcart, CEO do WhatsApp, desmentiu Financial Times com mensagem no Twitter/X (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

WhatsApp com anúncios é assunto espinhoso dentro da empresa

De acordo com o jornal, a ideia da Meta de incluir anúncios no WhatsApp gerou uma “controvérsia” dentro da companhia. Há uma “linha de pensamento” que defende um serviço de assinatura para remover anúncios. “Vários funcionários”, diz o Financial Times, são contra essa proposta.

Esses anúncios seriam colocados na lista de conversas dos usuários — parecido com o que o LinkedIn faz, mas sem exibir os anúncios no topo da lista. Com a chegada dos Canais, o WhatsApp poderia até ampliar as propagandas para esse novo recurso, talvez até jogando anúncios entre as mensagens dos canais.

Mesmo que Cathcart diga que o WhatsApp não está debatendo ou pretendendo lançar anúncios, isso não deve durar para sempre. O “chefão” cortou funcionários e quer fazer de 2023 “o ano da eficiência”. Anúncios no WhatsApp seria (ou será) uma bela fonte de receita para a Meta.

Com informações: TechCrunch e Financial Times

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados