WhatsApp lança ferramenta Canais para todos os países; saiba como usar

Aplicativo de mensagens liberou recurso globalmente nesta quarta-feira; no entanto, Canais será disponibilizado gradualmente para os usuários

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 8 meses

O WhatsApp lançou nesta quarta-feira (13) o recurso de Canais. A ferramenta permite que empresas e pessoas criem um espaço para enviar mensagens a “seguidores”, com número ilimitado de inscritos —algo similar existe no Telegram. A funcionalidade será liberada gradualmente para os usuários e estará localizada em uma nova aba batizada de “Atualizações”.

Em junho, os Canais foram lançados na Colômbia e Singapura, chegando em outras nações nas semanas subsequentes. Agora, todo país no qual o WhatsApp opera terá o recurso. Como parte da campanha de lançamento dos Canais no Brasil, alguns órgãos públicos, influencers e empresas tiveram acesso antecipado à criação dos próprios Canais.

O Desenrola (programa governamental para negociação de dívidas), Ministério da Fazenda, Libertadores e NBA Brasil são exemplos de Canais lançados juntos do recurso no Brasil. Todavia, os brasileiros podem se inscrever em canais de qualquer país. Times europeus famosos, como Real Madrid e Barcelona, possuem contas próprias desde junho.

Como se inscrever em um canal no WhatsApp

Recurso permite acessar os Canais por dois métodos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Recurso permite acessar os Canais por dois métodos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Existem duas maneiras de se inscrever em um canal no WhatsApp: link direto ou busca na plataforma. Para quem já tem acesso ao recurso, surgirá uma nova aba chamada “Atualizações”.

Ao clicar nesta nova aba, você poderá pesquisar diretamente o nome de um canal ou restringir a busca com base em diferentes filtros, como “populares”, “novos” e até com base em algum país.

Já o outro modo é ter o link do canal desejado. Ao clicar no link pelo celular ou pelo computador, você é levado até o Canal da instituição ou usuário. No canto superior direito da tela, que nas conversas mostra a opção de ligar, haverá o botão “Seguir”.

Opção de seguir um Canal ao abrir um link fica no canto superior direito da tela (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Opção de seguir um Canal ao abrir um link fica no canto superior direito da tela (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Se você ainda não tiver acesso aos Canais, clicar em um link abrirá um pop-up no WhatsApp informando que o recurso não foi liberado para você. A mensagem ainda dá a opção de você escolher receber uma notificação para quando estiver disponível no seu aplicativo.

Como criar um Canal no WhatsApp?

Quando a ferramenta estiver liberada, um botão “+” aparecerá no canto superior direito da guia de Atualizações do WhatsApp para permitir a criação do Canal. O WhatsApp informou que o recurso foi liberado apenas para parceiros selecionados, mas em breve permitirá que qualquer pessoa crie seu Canal.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados