Spotify lança “daylist”, playlist que muda a cada parte do dia

Streaming anunciou novo recurso que cria playlists baseada no que você escuta em diferentes partes do dia; daylist leva em conta o dia da semana

Felipe Freitas
Por
Spotify
Spotify lança daylist, playlist que muda as músicas no decorrer do dia (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Spotify divulgou nesta terça-feira (12) o lançamento da daylist. O novo recurso “cria” (ou melhor, edita) uma playlist que muda diariamente, baseando-se no que você costuma ouvir em cada momento do dia — manhã, tarde e noite. A daylist ainda leva em conta o dia da semana para escolher as músicas.

A daylist parece uma mistura das opções de escolha de “moods” do flow (recurso do rival Deezer) com as playlist de atividades do Spotify. O novo recurso também lembra o recém lançado no beta DJ X, “inteligência artificial” que cria playlists baseadas no gosto musical do usuário.

Para a tristeza dos usuários brasileiros, o recurso ainda não chegou por aqui — apenas Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido receberam a daylist na data de lançamento.

Daylist deixa Spotify um app mais completo para os “indecisos”

A daylist, somada ao DJ X, é mais uma ferramenta para ajudar os usuários “indecisos” — aqueles que as vezes não estão querendo ouvir uma playlist ou artista específico e preferem a “aleatoriedade”. Não querendo soar “testemunha de Deezer”, mas o flow e o moods (humor em inglês), é uma boa ferramenta para quando você quer que o algoritmo escolha algo para você.

Esse novo recurso do Spotify promete ser ainda mais “preciso” que o moods, já que ele levará em conta o período do dia e até mesmo qual dia da semana é. Por exemplo, em uma manhã de sábado ou domingo, o daylist pode montar uma sequência com músicas mais animadas para te dar aquele gás na folga.

Cartões da daylist para compartilhar nas redes sociais (Imagem: Divulgação/Spotify)
Cartões da daylist para compartilhar nas redes sociais (Imagem: Divulgação/Spotify)

Já na manhã de um dia de semana, a ferramenta pode escolher músicas mais calmas para você ouvir durante trabalho. E, como explicado, ela ainda altera as músicas dependendo do “turno”. De tarde, quando o cansaço começa a bater, a daylist pode selecionar sons mais “empolgantes”.

Além de mudar as músicas ao decorrer do dia, o nome da daylist também é alterado conforme o seu “humor” em cada parte do dia. O título reflete como você “se sente” nesses momentos.

O recurso está disponível tanto para os usuários premium como na versão gratuita do Spotify. A empresa informou que a daylist também foi desenvolvida pensando no compartilhamento. Por isso, ela conta com três formatos de cartão para compartilhar nas redes sociais.

Com informações: Mashable e TechCrunch

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados