Spotify libera acesso às músicas salvas na Playlist para o Futuro

Usuários do serviço do streaming também podem escolher as músicas que serão reapresentadas somente em janeiro de 2025.

Felipe Freitas
Por
Spotify
Spotify lança segunda "fase" da Playlist para o Futuro, permitindo que você veja a que fez em 2023 e crie uma para 2025 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O Spotify liberou o acesso à Playlist para o Futuro, que permite aos usuários criar listas de músicas que estão ouvindo e acessá-las no ano seguinte.
  • Iniciada em 3 de janeiro de 2023, a iniciativa mostra evolução ou manutenção do gosto musical ao longo do tempo.
  • A plataforma incluiu “desafios” na criação da playlist, incentivando a escolha de músicas que remetem a amigos, a uma pessoa favorita ou para levar a uma ilha deserta.
  •  

O Spotify liberou na quinta-feira (4) o acesso à Playlist para o Futuro, iniciativa lançada em 3 janeiro de 2023, que permitia aos usuários criar uma lista com as músicas que eles estavam ouvindo no momento. Essa playlist só seria aberta no ano seguinte. Agora, além de abrir a lista de 2023, os usuários podem criar uma playlist para 2025.

A proposta da Playlist para o Futuro é que os usuários vejam se o seu gosto musical mudou ou se manteve durante o ano. Se você é daqueles que escuta os mesmos artistas sem parar ano após ano (aqui é Skank e Pearl Jam desde 2016), talvez a brincadeira não tenha muita graça para você.

Porém, o Spotify criou alguns “desafios” na criação da playlist. Por exemplo, você pode adicionar alguma música que lembre dos amigos, uma canção que te faz lembrar da “sua pessoa favorita” ou música para levar para uma ilha deserta. Assim, você (e eu) que esqueceu velhas músicas ou estagnou em ouvir novas pode tentar sair da zona do conforto. Afinal, há um exercício de ligar músicas a pessoas ou momentos.

Recuperando e criando a Playlist para o Futuro

Para recuperar a playlist feita em 2023, você precisar abrir o app do Spotify (Imagem: Reprodução/Spotify)
Para recuperar a playlist feita em 2023, você precisar abrir o app do Spotify (Imagem: Reprodução/Spotify)

Tanto para recuperar ou criar uma nova Playlist para o Futuro é necessário acessar o Spotify no aplicativo para celulares e ir no menu “Playlist para o Futuro”. Caso você tenha feito a lista em 2023, pode recuperá-la clicando em “Resgatar Playlist”. A opção de recuperar a lista é válida até o dia 31 de janeiro.

Para criar uma playlist para 2025, basta retornar a tela inicial da campanha (Imagem: Reprodução/Spotify)

Já para criar uma nova playlist, é só clicar em “Criar outra pro ano que vem”, que está embaixo do botão para recuperar a lista de músicas de 2023. A ferramenta do Spotify também permite que você escolha um lugar para “guardar” essa playlist. Entre as opções estão panela de arroz, ninho de passarinho e até uma lixeira — claro, tudo de mentirinha.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados