Spotify libera testes de IA que criará playlist a partir de comandos

Recurso permitirá que usuários peçam para IA criar uma playlist com base em um prompt. Testes da ferramenta começam no Reino Unido e Austrália

Felipe Freitas
Por
Spotify
Spotify terá IA generativa para criar playlists por você (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Spotify liberou nesta segunda-feira (8) o recurso de criação de playlists usando IA generativa. A partir de um comando de texto, o usuário poderá criar listas de músicas — poupando tempo de buscar várias músicas para montá-las. A funcionalidade foi liberada para testes no Reino Unido e Austrália.

Essa novidade foi revelada pelo próprio Spotify em dezembro do ano passado. No entanto, o recurso foi descoberto pelo site TechCrunch em outubro. A previsão é que o lançamento oficial da IA Playlist (nome do recurso) aconteça nos próximos meses. Como mostra a descrição do recurso, no momento ele só funciona em inglês — o que demandará um tempo para que a empresa libera a ferramenta para outros idiomas.

“ChatGPT” do Spotify para criar playlist

O funcionamento da IA Playlist é fácil de entender. O usuário escreverá um comando como “músicas de metal para ouvir na academia” e a ferramenta escolherá até 30 músicas. A novidade possui sugestões de prompts.

O Spotify explica que os resultados são melhores se o usuário incluir gêneros, humor desejado (triste, feliz, empolgado, etc), artistas e décadas no comando. Além das classificações de gênero, o streaming de música marca as canções com outros dados.

Por exemplo, um funk pode estar em uma categoria de dançabilidade e positividade, assim como uma balada romântico dos anos 80 pode ter classificações de “fossa” ou “calma”

Essas tags serão buscadas pela IA com base no prompt escrito pelo usuário, entregando a playlist mais próxima do desejado.

Recurso IA Playlist do Spotify é acessado normalmente pelo botão de criar playlists (Imagem: Divulgação/Spotify)
Recurso IA Playlist do Spotify é acessado normalmente pelo botão de criar playlists (Imagem: Divulgação/Spotify)

O IA Playlist é acessado clicando no botão “+”, localizado na biblioteca. No menu que abrir, haverá três botões: criar playlist, mesclar e o novo IA Playlist — que contém um aviso de estar em beta. Ao clicar no recurso em teste, o usuário será levado para uma tela onde será possível escrever o prompt desejado.

Essa não é a primeira aventura do Spotify com IA. No ano passado, a empresa lançou o DJ X, um recurso que utiliza IA para tocar músicas recomendadas com base no gosto do usuário — idêntico ao Flow do Deezer, mas com uma voz comentando. Já a opção de músicas com qualidade Hi-Fi, essa segue prometida

Com informações: TechCrunch e The Verge

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados