Spotify testa ferramenta à la ChatGPT para criar playlists

Recurso encontrado no app pergunta como usuário quer sua playlist e sugere 30 músicas com base na resposta. Spotify confirmou o teste.

Giovanni Santa Rosa
Por
Spotify
Spotify já lançou outros recursos com IA (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Spotify confirmou que está desenvolvendo e testando um recurso para criar playlists a partir de pedidos em linguagem natural. Isso significa que a plataforma de streaming pode ter, em breve, sua própria “versão” do ChatGPT.

A ferramenta foi descoberta em outubro, no código do app do Spotify. No fim de novembro, um usuário do TikTok compartilhou um vídeo, dizendo ter encontrado aleatoriamente o “ChatGPT do Spotify”.

Este post mostra que a ferramenta funciona de maneira bem parecida com o chatbot da OpenAI. Ao criar uma nova playlist, aparecem as opções já existentes (playlist comum e Blend) e uma nova, com inteligência artificial.

Ao escolher esta nova opção, aparece a pergunta “Que tipo de playlist você quer?”. O próprio Spotify dá algumas sugestões, como “Ficar focado no trabalho com música instrumental eletrônica” e “Preencher o silêncio com música de fundo de um café”. Ao escolher uma dessas sugestões, o app cria uma seleção com 30 músicas.

@robdad_ Since when did they have this update on spotify. Now they got chatGPT making our playlists… also wtf is Which House Exploration😭😭 #spotify #update #ai ♬ Heavy Metal Lover overlapped – jinxknsaudios

Também há um espaço para o usuário escrever o que ele gostaria. Como ele não foi usado na demonstração do TikTok, não dá para saber bem como ele funciona. Será que dá para pedir uma playlist com as músicas mais alegres de um artista? Ou de um gênero musical e uma década específicos?

O Spotify tem vários dados sobre cada canção, de coisas básicas como batidas por minuto e ano de lançamento, até outras mais curiosas, como positividade, energia e dançabilidade. Ao menos teoricamente, pedidos específicos seriam possíveis.

Ao TechCrunch, o Spotify confirmou que está testando o recurso, mas não deu mais detalhes sobre funcionamento ou data prevista para chegar aos usuários.

Spotify investe em IA para música e podcasts

O ChatGPT de playlists do Spotify é mais um recurso com IA de uma série que a plataforma vem lançando.

Na música, a principal invenção até agora foi o DJ X. O streaming cria uma estação de rádio virtual baseada nos seus gostos, e o DJ X fica como locutor — ele é uma IA com voz sintética.

Na parte de podcasts, o Spotify começou um experimento para clonar a voz dos apresentadores e convidados e traduzir automaticamente o conteúdo. Assim, mesmo que você não domine o idioma, consegue entender o que está sendo dito. Até agora, o recurso só funciona do inglês para o espanhol, mas alemão e francês já estão previstos.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados