Google Lens fica mais fácil de usar em nova atualização

Google corta metade dos filtros e reúne ferramentas em três opções. Lens funciona no Android, no iOS e no navegador Chrome.

Giovanni Santa Rosa
Por
Digitalizar texto impresso com Google Lens / Ana Marques / Tecnoblog
Google Lens continua com as mesmas ferramentas, mas interface está mais simples (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Google Lens recebeu uma atualização que simplificou sua interface. O app não perdeu nenhum recurso, mas agora eles estão organizados em apenas três opções de “filtros”: Tradução, Pesquisa e Dever de casa.

Até então, o Google Lens tinha seis opções na sua interface principal. Além das três que continuam, havia Texto, Compras e Jantar.

As ferramentas dos três filtros que foram cortados continuam no app, mas agora estão na aba Pesquisa. Ela copia textos, identifica produtos e descobre espécies de flores, para ficar em só alguns exemplos do que o Google Lens consegue fazer.

Destaque para tradutor e lição de casa

O redesign acabou prestigiando dois dos recursos existentes. A Tradução é uma das melhores e mais populares utilidades do Google Lens e continuará com seu espaço.

Já o modo Dever de casa vem recebendo novidades nos últimos meses, graças aos avanços na inteligência artificial. Desde outubro, por exemplo, ele consegue interpretar elementos visuais e textuais de problemas de trigonometria.

Captura de tela do Google Lens, com os filtros Texto, Pesquisa e Dever de casa
Agora são só três opções no app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Além da nova interface e dos recursos já mencionados, o Google Lens ganhou mais ferramentas nos últimos meses. Uma delas ajuda a identificar problemas de pele — como dermatite atópica e psoríase, entre outros — a partir de imagens capturadas com a câmera do seu celular.

Mais novidades estão a caminho

A empresa também prepara um recurso para entender letras e abreviaturas usadas em receitas médicas, como forma de ajudar o paciente a seguir as instruções recomendadas. Os primeiros estudos já foram publicados e tiveram resultados positivos, mas ainda há desafios no caminho.

O Google Lens está disponível para Android e iOS. No Android, ele vem em um aplicativo específico ou acoplado à câmera do aparelho, dependendo do fabricante. Já no iOS, ele faz parte do app do Google. Também é possível acessá-lo no navegador Chrome, no celular e no computador.

Com informações: 9to5Google

Receba mais sobre Google Lens na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados