O que é e para que serve o Google Lens?

Ferramenta que "lê" imagens, o Google Lens permite que o usuário explore o mundo ao seu redor, descobrindo informações direto da sua câmera

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é e para que serve o Google Lens? / Google Lens / Divulgação
Google Lens (Imagem: Divulgação / Google Lens)

Ferramenta de reconhecimento de imagem, o Google Lens é um recurso que utiliza inteligência artificial para decodificar figuras e textos e usar essas informações para pesquisas, traduções e outros tipos de funcionalidades. Para entender melhor a ferramenta, veja abaixo todos os recursos oferecidos pelo Google Lens e aprenda a usar o aplicativo no seu dia a dia.

Google Lens: o aplicativo que “lê” imagens

Dizer que o Google Lens “lê” imagens talvez seja, de fato, a forma mais simples de explicar como funciona a ferramenta, anunciada ainda em 2017 pelo Google e que atualmente está disponível nos seguintes sistemas e navegadores:

  • Android (através de seu aplicativo no Google Play ou, em alguns casos, já acoplado automaticamente à câmera do celular);
  • iOS (onde não possui um aplicativo específico, mas pode ser acessado dentro do aplicativo Google ou Google Fotos);
  • Google Chrome (onde já vem embutido no navegador);

Podendo identificar tanto figuras quanto textos e números, o Google Lens consegue analisar o que o usuário está vendo e trazer imagens semelhantes ao que está sendo observado. Resultados esses que são rankeados por sua ordem de relevância, se baseando unicamente nos algoritmos da plataforma, mesmo quando fazem parte do Google Shooping.

Além disso, ao pesquisar uma imagem que está na sua tela – o que pode ser feito apontando a câmera do celular para ela ou usando uma imagem da sua galeria -, o Google Lens ainda oferece uma série de recursos que ajudam o usuário a explorar aquela imagem, de acordo com o que ele precisa.

As funcionalidades do aplicativo

Para entender de maneira objetiva todas as funcionalidades do Google Lens, além da correspondência por imagem, abaixo trago alguns exemplos práticos de como usar o programa a seu favor, mostrando como ele pode ajudar no seu cotidiano. Confira!

Gostou de um produto e quer descobrir a sua marca, modelo ou ao menos encontrar um item que seja parecido com ele? Ao pesquisar a imagem em questão no Google Lens, você consegue descobrir tudo isso.

No exemplo abaixo, usei o Google Lens na imagem de um celular fotografado pelo Paulo Higa e rapidamente descobri qual era o modelo de iPhone em questão. Ao clicar em Compras, pude ver imagens de sites que estão vendendo esse modelo de celular – ou itens similares a ele – e tive a possibilidade de filtrar os resultados por faixas de valores.

O que é e para que serve o Google Lens? / Google Lens / Reprodução
iPhone 11 (Imagem: Reprodução / Google Lens)

Viu uma flor e quer saber mais sobre ela? O Google Lens também consegue te ajudar nessa busca! Basta apontar a câmera do celular para ela e como primeiro resultado você já é informado sobre qual é a sua espécie.

O que é e para que serve o Google Lens? / Google Lens / Reprodução
Campo de margaridas (Imagem: Reprodução / Google Lens)

Se o assunto, no entanto, são textos, o Google Lens tem ainda mais funcionalidades interessantes. A primeira delas é que o app consegue detectar o texto contido em uma imagem, seja ele o trecho de um livro ou simplesmente uma frase estampada em um cartaz.

Depois disso, você pode colocar para ouvir o trecho selecionado (e assim entender sua pronúncia), copiar o texto direto da imagem ou até mesmo traduzir o que está na tela, tudo diretamente pelo aplicativo.

No caso da foto abaixo, por exemplo, “Place to kiss” foi visualmente alterado para “Lugar para beijar”, sua tradução em português.

O que é e para que serve o Google Lens? / Google Lens / Reprodução
Cartaz com texto (Imagem: Reprodução / Google Lens)

Além de todos esses exemplos, você ainda pode usar o Google Lens para fazer pesquisas relacionadas a comidas e lugares, descobrindo que tipo de prato você está vendo, do que se trata aquele ingrediente que aparece no cardápio ou qual é o nome daquela praça famosa.

E, como se não bastasse, ainda pode usar o aplicativo para tirar dúvidas relacionadas a Matemática, História, ou Biologia, já que ao apontar sua câmera para o problema, o Google Lens consegue buscar explicações sobre aquela questão através de vídeos e resoluções.

Com informações: Google Lens

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Lens na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados