WhatsApp prepara filtros de conversa para as funções de Canais

Aplicativo de mensagens está testando filtros para o seu recurso de Canais; filtros melhorarão experiência na pesquisa e uso das conversas da função

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp prepara mais uma novidade para o "Canais" (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está testando mais uma ferramenta para a sua função de Canais. Conforme disponibilizado na última versão beta do aplicativo (para iOS e Android), em breve os usuários terão a opção de filtrar a lista de conversas do recurso com base em diferentes opções. Anunciado e lançado para alguns países em junho, o “Canais” é mais uma maneira da Meta concorrer com o Telegram e ganhar cada vez mais espaço como primeira alternativa de app de comunicação.

Entretanto, a ferramenta “Canais” ainda não foi liberada para o Brasil. De acordo com o WABetaInfo, o recurso só está disponível em nove países — na América do Sul, apenas Chile e Colômbia contam com a função. É esperado que mais nações tenham acesso ao “Canais” até o fim deste ano. E vamos ser sincero, quando chegar aqui, é melhor que a ferramenta tenha funções que facilitem o seu uso.

Filtros para Canais aparece no beta do WhatsApp

Os filtros estão disponíveis no programa beta do WhatsApp para iOS e Android. Normalmente, a Meta costuma liberar primeiro os testes de recursos para um determinado sistema operacional mobile. Com o beta dos dois SO compatíveis com os filtros, é provável que o lançamento da versão final esteja bem próximo.

WhatsApp beta para iOS e Android mostra filtros para buscar Canais (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp beta para iOS e Android mostra filtros para buscar Canais (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Como mostra a captura de tela do WABetaInfo, os usuários podem filtrar os Canais com base no país, popularidade (que deve mostrar o que tem mais integrantes), mensagens recentes e “Mais Ativos” (tradução direta de “Most Active”). Sobre este último, só podemos especular o funcionamento: o palpite aqui é que ele deve mostrar os Canais com base na quantidade de publicações.

Canais do WhatsApp é cópia de um dos melhores recursos do Telegram

O recurso “Canais” do WhatsApp permite que o usuário siga… Canais de mensagens. Tal qual acontece no Telegram, os Canais permitem que alguma empresa, influencer ou site publique mensagens para os seus inscritos.

Na captura de tela do recurso, podemos ver os Canais do Real Madrid, Barcelona, Liverpool, WWE e outras grandes companhias. Quando a ferramenta foi lançada, a propaganda oficial do WhatsApp mostrava o canal do Barcelona.

Times de futebol, marcas, influencers e veículos de notícia devem tirar o maior proveito da novidade quando ela chegar no Brasil. Enquanto o Comunidades tenta ser um recurso mais cooperativo, o Canais será mais centrado: os proprietários o usarão para publicar mensagens e novidades.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados