Instagram e WhatsApp devem ganhar chatbot da Meta e mostrar potencial de sua IA

Empresa de Mark Zuckerberg pode lançar chatbots para os seus produtos no próximo mês; IAs têm objetivo de melhorar a experiência do usuário nas redes sociais

Felipe Freitas
Por
Meta pode lançar chatbots para as suas redes sociais no próximo mês (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta está próxima de lançar chatbots para todas as suas plataformas digitais — incluindo o já esquecido Threads. Desenvolvidos com a tecnologia LLaMA da empresa, os chatbots serão IAs generativas e atuarão como “pessoas” nas redes sociais da Meta. Por outro ponto de vista, a tecnologia é um passo da companhia para competir com OpenAI, Microsoft e Google.

Antes de seguirmos no texto, é importante separar os futuros chatbots da Meta e a LuzIA, uma IA generativa criada para o WhatsApp e Telegram. A LuzIA não foi criada pela empresa de Mark Zuckerberg. No entanto, as “personas” da Meta terão praticamente as mesmas funcionalidades da LuzIA no WhatsApp — e óbvio, estará disponível no Instagram, Facebook e Threads com função dedicadas.

Chatbots da Meta estão próximos de seu lançamento

De acordo com o veículo Financial Times, os chatbots para as redes sociais da Meta estão próximo do lançamento, podendo chegar já no mês de setembro. Funcionando de um jeito parecido ao ChatGPT e usando a LLaMA 2, as IAs terão recursos para facilitar e melhorar a experiência do usuário. Por exemplo, recomendando conteúdos de maneira ativa e aprimorando a busca nas plataformas.

Três fontes ligada à Meta informaram ao Financial Times que os chatbots pode contar “personalidades” diferentes em cada um dos produtos da Meta. As fontes comentaram que uma das IAs pode ser um chatbot para sugerir dicas de viagens, enquanto outros podem ter um “diálogo”/texto mais engraçado, imitando alguma celebridade.

Com esse recurso, a Meta terá uma nova ferramenta para disputar o público com o TikTok, seu principal rival no segmento de redes sociais. Além disso, os bots “estilo ChatGPT” é o seu contragolpe tardio para o sucesso da OpenAI/Microsoft e Google.

Chat com IA “apareceu no Instagram” em junho

Leaker publicou em junho um "chat com IA" no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Leaker publicou em junho um “chat com IA” no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

No mês de junho, o leaker e programador Alessandro Paluzzi publicou o print de um recurso de chat com inteligência artificial no Instagram. Paluzzi é conhecido por usar engenharia reversa e “mineração de código” para vazar recursos — ele inclusive foi o primeiro a encontrar o Threads na semana do seu lançamento. E falando em Threads…

Chatbots da Meta pode salvar o Threads?

Não. Não enquanto a versão web continuar assim:

Threads continua sem uma versão web (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Threads continua sem uma versão web (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: The Verge e Financial Times

Receba mais sobre Meta na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados