Meta anuncia Llama 2 e parceria com Microsoft para enfrentar ChatGPT

Llama 2 é a versão para uso comercial da linguagem de modelo grande da Meta; tecnologia estará presente no Microsoft Azure e Amazon Web Services

Felipe Freitas
Por
Inteligência artificial
Llama 2 é novo modelo de linguagem grande da Meta e pode ser usado em IA generativa (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Meta confirmou nesta terça-feira (18) o lançamento do Llama 2, seu modelo de linguagem grande (LLM na sigla em inglês) de código aberto e gratuito. O anúncio revelou que a Microsoft será parceira da empresa de Mark Zuckerberg nesta estreia. O Llama 2 será gratuito tanto para pesquisas quanto para uso comercial, além de estar disponível no Microsoft Azure, Windows, Amazon Web Services (AWS) e Hugging Face.

O lançamento dessa nova versão do Llama não chega de surpresa. Na quinta-feira passada, o jornal Financial Times publicou que a Meta estava próxima de anunciar a versão comercial do seu LLM. O Llama é uma tecnologia que pode ser usada como IA generativa. Anteriormente, ela só estava disponível para o público acadêmico e pesquisadores.

Anúncio do Llama 2 tem foto de Zuckerberg e CEO da Microsoft

Para anunciar o lançamento do LLaMA 2, Mark Zuckerberg publicou uma foto com Satya Nadella, CEO da Microsoft, na sua conta no Instagram.

Na legenda, o executivo agradece ao colega e rival e às equipes da Microsoft e da Meta responsáveis pelo desenvolvimento do Llama (sim, de acordo com a empresa, escreve “Llama” e não mais “LLaMA”). O CEO da Meta relembra ainda a parceria de anos entre as duas empresas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mark Zuckerberg (@zuck)

“A Meta tem um longo histórico no fornecimento de código aberto de nossa infraestrutura e nosso trabalho com inteligência artificial (IA) – desde o PyTorch [parceria com a Microsoft], a estrutura líder em Machine Learning (aprendizado de máquina), passando por modelos como Segment Anything, ImageBind e Dino, até infraestruturas básicas como parte da fundação Open Compute Project.”

Mark Zuckerberg

Segundo a Meta, o Llama 2 foi treinada com 40% mais dados do que o antecessor.

Tabela com diversas informações sobre o Llama 2
Detalhes da estrutura do Llama 2 (Imagem: Divulgação/Meta)

Microsoft divulgou preços do Copilot nesta terça-feira

No mesmo dia em que a Microsoft anunciou a parceria com a Meta para o lançamento do Llama 2, a empresa fundada por Bill Gates divulgou os preços do Windows 365 Copilot, sua ferramenta de IA baseada no GPT-4 que funciona integrada com apps como Word, Excel e PowerPoint

Nos Estados Unidos, o serviço custará US$ 30, R$ 145 em conversão direta e sem impostos. O Tecnoblog aguarda um posicionamento da Microsoft sobre os valores aqui no país.

Receba mais sobre Microsoft Azure na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados