Meta anuncia Llama 2 e parceria com Microsoft para enfrentar ChatGPT
Llama 2 é a versão para uso comercial da linguagem de modelo grande da Meta; tecnologia estará presente no Microsoft Azure e Amazon Web Services
Llama 2 é a versão para uso comercial da linguagem de modelo grande da Meta; tecnologia estará presente no Microsoft Azure e Amazon Web Services
A Meta confirmou nesta terça-feira (18) o lançamento do Llama 2, seu modelo de linguagem grande (LLM na sigla em inglês) de código aberto e gratuito. O anúncio revelou que a Microsoft será parceira da empresa de Mark Zuckerberg nesta estreia. O Llama 2 será gratuito tanto para pesquisas quanto para uso comercial, além de estar disponível no Microsoft Azure, Windows, Amazon Web Services (AWS) e Hugging Face.
O lançamento dessa nova versão do Llama não chega de surpresa. Na quinta-feira passada, o jornal Financial Times publicou que a Meta estava próxima de anunciar a versão comercial do seu LLM. O Llama é uma tecnologia que pode ser usada como IA generativa. Anteriormente, ela só estava disponível para o público acadêmico e pesquisadores.
Para anunciar o lançamento do LLaMA 2, Mark Zuckerberg publicou uma foto com Satya Nadella, CEO da Microsoft, na sua conta no Instagram.
Na legenda, o executivo agradece ao colega e rival e às equipes da Microsoft e da Meta responsáveis pelo desenvolvimento do Llama (sim, de acordo com a empresa, escreve “Llama” e não mais “LLaMA”). O CEO da Meta relembra ainda a parceria de anos entre as duas empresas.
Ver essa foto no Instagram
“A Meta tem um longo histórico no fornecimento de código aberto de nossa infraestrutura e nosso trabalho com inteligência artificial (IA) – desde o PyTorch [parceria com a Microsoft], a estrutura líder em Machine Learning (aprendizado de máquina), passando por modelos como Segment Anything, ImageBind e Dino, até infraestruturas básicas como parte da fundação Open Compute Project.”
Mark Zuckerberg
Segundo a Meta, o Llama 2 foi treinada com 40% mais dados do que o antecessor.
No mesmo dia em que a Microsoft anunciou a parceria com a Meta para o lançamento do Llama 2, a empresa fundada por Bill Gates divulgou os preços do Windows 365 Copilot, sua ferramenta de IA baseada no GPT-4 que funciona integrada com apps como Word, Excel e PowerPoint
Nos Estados Unidos, o serviço custará US$ 30, R$ 145 em conversão direta e sem impostos. O Tecnoblog aguarda um posicionamento da Microsoft sobre os valores aqui no país.