X/Twitter: Elon Musk lança IA Grok para competir com ChatGPT

Bilionário diz que novo chatbot será a “melhor representação da verdade” ao ser treinada pelas publicações da rede social X (antigo Twitter)

Lupa Charleaux
Por
Grok, IA generativa do X/Twitter
IA Grok será um dos recursos exclusivos para assinantes do X Premium+ (Imagem: Vitor Padua/Tecnoblog)

A rede social X (antigo Twitter) agora possui o próprio chatbot: o Grok. Conforme as informações, a IA generativa – ou xIA – está disponível para testes limitados e será um recurso exclusivo dos assinantes do plano X Premium+ no futuro.

A nova plataforma de Elon Musk promete oferecer uma experiência diferente do rival ChatGPT da OpenAI. Em especial, o chatbot deve promover respostas com bom humor e ter menos “censura” em relação a tópicos potencialmente sensíveis.

Imagem da página inicial do Grok, IA generativa do X/Twitter
Página inicial do Grok, IA generativa do X/Twitter (Imagem: Reprodução/X)

Elon Musk sempre teceu críticas à suposta censura do ChatGPT em relação a determinados temas. Então, o bilionário e dono do X diz que lançou a IA Grok para “ser a melhor representação da verdade”.

De acordo com o executivo, o chatbot será uma fonte de informações mais precisa de notícias e outros assuntos em tempo real. Para se manter sempre atualizado, a IA coletará dados de publicações de usuários da rede social.

Recentemente, o X atualizou o contrato de uso informando que as postagens feitas pelos usuários da plataforma serão usadas no treinamento do Grok. Então, Musk afirma que o chatbot trará respostas com um certo tom de humor e sarcasmo semelhante ao público da rede social.

Elon Musk (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Elon Musk diz que Grok ajudará a “espalhar a verdade” (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

X/Twitter ainda é uma fonte segura de informações?

A princípio, o uso do próprio X como fonte para o treinamento do Grok parece ser uma ideia interessante. Contudo, a rede social tem tido um fluxo de informação cada vez menor e que raramente refletem as tendências e opiniões globais.

Vários usuários reclamam que a plataforma se tornou um espaço de desinformação nos últimos meses. Para mais, assinantes do X Premium estariam sendo monetizados por publicações com informações distorcidas sobre COVID, a guerra em Israel, o cenário político nos EUA e outros temas polêmicos.

Dessa maneira, analistas acreditam que o Grok pode se tornar uma “máquina de desinformação” baseada nas opiniões de Elon Musk sobre assuntos sensíveis. Do outro lado, o bilionário defende que o chatbot será essencial para “ajudar a espalhar a verdade, longe das mentiras dos meios de comunicação e dos governos”.

Com informações: Social Media Today

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados