X/Twitter: Elon Musk lança IA Grok para competir com ChatGPT
Bilionário diz que novo chatbot será a “melhor representação da verdade” ao ser treinada pelas publicações da rede social X (antigo Twitter)
Bilionário diz que novo chatbot será a “melhor representação da verdade” ao ser treinada pelas publicações da rede social X (antigo Twitter)
A rede social X (antigo Twitter) agora possui o próprio chatbot: o Grok. Conforme as informações, a IA generativa – ou xIA – está disponível para testes limitados e será um recurso exclusivo dos assinantes do plano X Premium+ no futuro.
A nova plataforma de Elon Musk promete oferecer uma experiência diferente do rival ChatGPT da OpenAI. Em especial, o chatbot deve promover respostas com bom humor e ter menos “censura” em relação a tópicos potencialmente sensíveis.
Elon Musk sempre teceu críticas à suposta censura do ChatGPT em relação a determinados temas. Então, o bilionário e dono do X diz que lançou a IA Grok para “ser a melhor representação da verdade”.
De acordo com o executivo, o chatbot será uma fonte de informações mais precisa de notícias e outros assuntos em tempo real. Para se manter sempre atualizado, a IA coletará dados de publicações de usuários da rede social.
Recentemente, o X atualizou o contrato de uso informando que as postagens feitas pelos usuários da plataforma serão usadas no treinamento do Grok. Então, Musk afirma que o chatbot trará respostas com um certo tom de humor e sarcasmo semelhante ao público da rede social.
A princípio, o uso do próprio X como fonte para o treinamento do Grok parece ser uma ideia interessante. Contudo, a rede social tem tido um fluxo de informação cada vez menor e que raramente refletem as tendências e opiniões globais.
Vários usuários reclamam que a plataforma se tornou um espaço de desinformação nos últimos meses. Para mais, assinantes do X Premium estariam sendo monetizados por publicações com informações distorcidas sobre COVID, a guerra em Israel, o cenário político nos EUA e outros temas polêmicos.
Dessa maneira, analistas acreditam que o Grok pode se tornar uma “máquina de desinformação” baseada nas opiniões de Elon Musk sobre assuntos sensíveis. Do outro lado, o bilionário defende que o chatbot será essencial para “ajudar a espalhar a verdade, longe das mentiras dos meios de comunicação e dos governos”.
Com informações: Social Media Today