Grok não entende posts do X/Twitter e transforma piadas em notícia

Inteligência artificial de Elon Musk entende termo do basquete de maneira literal e diz que jogador vandalizou casas com suas "tijoladas"

Giovanni Santa Rosa
Por
Grok, IA generativa do X/Twitter
IA generativa do X usa posts da rede social em seu treinamento (Imagem: Vitor Padua / Tecnoblog)

A inteligência artificial Grok publicou uma notícia falsa no X (antigo Twitter) após, aparentemente, não entender o contexto de publicações feitas pelos usuários da rede. O texto diz que o jogador de basquete Klay Thompson, do Golden State Warriors, teve um “surto de vandalismo”, atingindo casas com “tijoladas”.

Obviamente, nada disso aconteceu. O Grok, na verdade, escreveu o texto com piadas feitas por usuários da rede sobre o desempenho de Thompson em um jogo da NBA. Na partida entre seu time e o Sacramento Kings, o ala-armador não marcou nenhum ponto.

Torcedores rivais aproveitaram para fazer graça com o jogador. “Minha casa foi vandalizada por tijolos. Quando parei de tremer, liguei para o xerife. A polícia perguntou se eu sabia quem foi. Eu disse que sim, foi Klay Thompson.”

A piada é um trocadilho com o termo “brick”. No basquete, ele significa um arremesso ruim, geralmente muito forte, que bate na tabela e não acerta a cesta. É o que chamamos no Brasil de “tijolada”.

O Grok escreveu um texto considerando as brincadeiras de maneira literal, como se Thompson estivesse realmente jogando tijolos em casas de Sacramento, Califórnia (Estados Unidos).

A IA está responsável por criar pequenos textos informativos sobre os assuntos mais comentados no X. Antes de Elon Musk comprar a rede, esta tarefa era feita por humanos.

A notícia falsa, que continua no ar, diz:

“Em um episódio bizarro, a estrela da NBA Klay Thompson foi acusada de vandalizar várias casas em Sacramento usando tijolos. Autoridades estão investigando as denúncias, após várias pessoas reportarem que suas casas foram danificadas, com janelas quebradas por tijolos. Klay Thompson ainda não se pronunciou sobre as acusações. Os incidentes assustaram a comunidade, mas até o momento, não há informações sobre feridos. Os motivos por trás do suposto vandalismo ainda não estão claros.”

Logo abaixo, um aviso diz que o texto é apenas um resumo dos posts e o Grok pode cometer erros.

Print de página do X/Twitter escrita pelo Grok, com notícia falsa sobre Klay Thompson
Publicação ainda está no ar, mesmo depois de dois dias (Imagem: Reprodução / X)

Posts do X são usados para treinar Grok

O Grok foi anunciado em novembro de 2023 por Elon Musk. Além de comprar o Twitter e mudar o nome para X, ele fundou uma empresa de IA, a xAI, que desenvolve o modelo.

No lançamento, foi revelado que o Grok usaria publicações do X em seu treinamento, como forma de ter dados mais atualizados para dar respostas. Além disso, ele teria menos “censura” e seria mais bem humorado que rivais, como ChatGPT e Gemini, com a ironia típica da rede social.

Com muita boa vontade, dá até para pensar que a notícia do vandalismo de Klay Thompson foi, na melhor das hipóteses, um momento de muita inteligência do Grok, que decidiu entrar na brincadeira dos usuários.

Por outro lado, é mais provável que o Grok tenha entendido tudo errado mesmo. Não é incomum que modelos de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) não compreendam o contexto de algumas afirmações ou simplesmente alucinem, escrevendo textos com informações “inventadas”.

A Microsoft e a OpenAI, por exemplo, já foram processadas por difamação após o ChatGPT dar respostas com acusações falsas a um político, um apresentador de rádio e um professor de engenharia aeroespacial.

Com informações: Ars Technica, SFGate

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Temas populares