Threads bate 100 milhões de usuários enquanto X/Twitter continua afundando

Enquanto Threads vê aumento na sua base de usuários ativos mensais, X/Twitter registra declínio de usuários diários, aponta levantamento

Emerson Alecrim

Ao comentar os últimos resultados financeiros da Meta, Mark Zuckerberg, CEO da companhia, celebrou a marca de 100 milhões de usuários ativos por mês na plataforma Threads. O número sugere que a rede social que rivaliza com o X vem conquistando a confiança de usuários após um período que sugeria abandono.

O “balança, mas não cai” do Threads

A Meta lançou a plataforma Threads em julho, no embalo da insatisfação que usuários do X (então, Twitter) manifestavam sobre as mudanças promovidas por Elon Musk, como a exigência de assinatura paga para contas exibirem o selo de verificado.

O interesse por uma alternativa ao Twitter fez o Threads registrar mais de 100 milhões de usuários em sua primeira semana de operação. Mas, nas semanas seguintes, o engajamento na rede social caiu consideravelmente em razão das limitações do serviço, como a exibição de perfis de influenciadores que os usuários não seguiam.

Mas as declarações de Zuckerberg indicam que a rede social está se recuperando. O CEO da Meta explicou que, atualmente, o Threads tem cerca de 100 milhões de usuários ativos mensais, que são aqueles que acessam o serviço pelo menos uma vez por mês.

Zuckerberg também declarou que há uma “boa chance” de que a rede social alcance 1 bilhão de usuários ativos mensais nos próximos anos, ainda que ele não tenha detalhado o que sustenta o seu otimismo quanto a isso. Na fase atual, tudo indica que os ajustes recentes, como o botão de editar posts no Threads, têm servido para manter a plataforma relevante.

Enquanto isso, o X perde usuários

A insatisfação com os rumos do X/Twitter pode ter não só favorecido o Threads, mas também explicar o declínio que a rede de Musk vem registrando, pelo menos parcialmente. Um levantamento da companhia de pesquisa móvel Apptopia aponta que a base de usuários ativos diários do serviço caiu de 140 milhões em outubro de 2022 para 121 milhões no momento atual.

Além das alterações funcionais aplicadas à rede social nos últimos meses, a mudança de marca de Twitter para X parece ter contribuído para a percepção negativa que ronda a plataforma.

Twitter virou X (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Twitter virou X (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

“Após o repentino rebrand (mudança de marca), houve cerca de 2.000% de aumento nas avaliações negativas registradas diariamente sobre o aplicativo [do X]”, contou Adam Blacker, diretor de conteúdo e comunicações da Apptopia, a Alex Kantrowitz, da newsletter Big Technology.

O problema não chega a ser grave. O X ainda é amplamente acessado. Evidências disso estão nos dados da própria Apptopia. Eles apontam que, só nos Estados Unidos, a média de tempo gasto por dia na plataforma pelos usuários passou de 18,8 minutos no começo de 2022 para 20,6 minutos em setembro de 2023. No mesmo mês, o X registrou 550 milhões de usuários ativos (cálculo mensal, não diário).

Apesar disso, seria prudente a turma de Elon Musk olhar com atenção para a Meta. No terceiro trimestre de 2023, a companhia de Zuckerberg viu não só o Threads ganhar força como também a sua receita no período chegar a US$ 34 bilhões, aumento de 23% em relação ao mesmo trimestre de 2022. O bom momento deve motivar a Meta a ser mais agressiva no impulsionamento de seus serviços.

Com informações: TechCrunh, Engadget.

Leia | O que é o Threads do Instagram? Saiba como funciona a rede social da Meta para conversas

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.