Instagram pode ganhar botão com Stories de pessoas que estão por perto

Recurso chamado provisoriamente de Nearby está em fase de testes e pode ser uma ferramenta com grande potencial para a estratégia de divulgação de empresas locais

Lupa Charleaux
Por
Logotipo do Instagram
Novo recurso ainda não tem previsão de chegar ao Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram deve ganhar um feed especial com Stories de pessoas e empresas geograficamente próximas ao usuário. O recurso intitulado de Nearby – Nas Proximidades, em tradução livre – foi descoberto recentemente pelo desenvolvedor de apps Alessandro Paluzzi.

Conforme a imagem compartilhada pelo informante, a ferramenta em testes adiciona um novo ícone à área de Stories do aplicativo. Ao tocar nele, a pessoa pode ver publicações de outros perfis com base na localização.

Imagem do recurso Nearby do Instagram
Imagem do recurso Nearby do Instagram (Imagem: Alessandro Paluzzi/X)

O feed do Nearby no Instagram tem grande potencial de ser usado em estratégias de conteúdo. Por exemplo, marcas locais poderão atingir clientes que estejam próximos com ofertas exclusivas.

Não está claro se a ferramenta será exclusiva para contas comerciais ou para todos os usuários. No caso da segunda opção, a rede social deve sugerir que as pessoas revisem as configurações de privacidade se não quiserem compartilhar as publicações com os “vizinhos”.

O informante Alessandro Paluzzi tem amplo histórico de acertos sobre novidades do Instagram. Embora a Meta não tenha confirmado o novo recurso, é possível que o lançamento ocorra nos próximos meses.

Logo do Douyin, versão chinesa do TikTok
Douyin, versão chinesa do TikTok, oferece experiência de um feed de conteúdos locais (Imagem: Divulgação/Douyin)

Inspiração na versão chinesa do TikTok

De acordo com o SocialMediaToday, o recurso de Nearby parece ser inspirado em uma ferramenta da rede social Douyin. A versão chinesa do TikTok possui um feed de conteúdo local usado por pequenas empresas para obter engajamento.

A funcionalidade permitiu que a plataforma da ByteDance gerasse novas oportunidades de anúncios para diferentes categorias de empresas na China. Em especial, serviços de entrega de comida.

Rumores indicam que o TikTok também deve oferecer a experiência de um feed de conteúdos baseado na localização do usuário em breve. Então, supostamente, o Instagram estaria tentando sair na frente com o novo recurso no ocidente.

Com informações: Alessandro Paluzzi e SocialMediaToday.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados