Samsung Gauss é a nova IA da marca e pode vir no Galaxy S24

Gauss consegue resumir documentos, editar e-mails, descrever códigos e converter imagens. IA está sendo usada internamente, mas deve ser lançada em breve.

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A lista de empresas desenvolvendo inteligências artificiais generativas não para de crescer. A mais recente a investir nesta tecnologia é a Samsung. Nesta quarta-feira (8), ela apresentou a Gauss, sua ferramenta para trabalhar com textos, códigos e imagens.

A ferramenta foi desenvolvida pelo time de pesquisa da Samsung. A solução se divide em três: Gauss Language, Gauss Code e Gauss Image. O funcionamento é bem parecido com o de outras soluções já disponíveis no mercado. Partes dos modelos do Gauss podem rodar localmente nos dispositivos, sem precisar de internet.

O Gauss Language é similar ao ChatGPT e pode escrever e editar e-mails, resumir documentos e fazer traduções. A Samsung pensa em colocá-lo em celulares, tablets e notebooks.

Já o Gauss Code funciona com um assistente chamado Code.i, que promete ajudar os desenvolvedores a programar. A ferramenta poderá, inclusive, gerar descrições de código e casos de teste, por meio de uma interface interativa.

Por fim, o Gauss Image é um modelo para geração e edição de imagens. Entre as possibilidades, ele pode ser usado para converter uma imagem de baixa resolução em uma de alta resolução.

Samsung Gauss pode vir no Galaxy S24

Por enquanto, as ferramentas Gauss estão sendo usadas internamente pelos funcionários da Samsung. A empresa promete liberá-las para o público geral “no futuro próximo”, mas não deu datas ou estimativas de quando isso deve acontecer.

De acordo com a mídia sul-coreana, porém, o Gauss pode estrear em breve. A Samsung estaria preparando o modelo para equipar o Galaxy S24. Espera-se que o smartphone seja lançado em janeiro de 2024.

No mês passado, executivos da Samsung disseram que a empresa vai começar a incluir inteligência artificial generativa nas “principais funções” dos aparelhos portáteis em 2024. Outro produto da Samsung que deve ganhar novidades é assistente virtual Bixby. A marca planeja incluir IA generativa ao software em 2024.

Com informações: TechCrunch, The Verge

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados