Instagram hackeado? Veja como tentar recuperar a sua conta invadida

Antes de entrar em pânico, conheça algumas dicas tentar recuperar a sua conta do Instagram, caso acredite ter sido hackeado

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 5 meses
Logotipo do Instagram
Veja o que fazer caso seu Instagram tenha sido hackeado. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tem alguém postando ou mudando seu perfil? Mandando mensagens para amigos? Se acredita que seu Instagram foi hackeado, antes de entrar em pânico e gastar dinheiro para alguém resolver o problema, há algumas alternativas para tentar recuperar o acesso da conta e expulsar os invasores. São dois caminhos: se você não consegue mais entrar com sua senha, continue a leitura; caso contrário, pule direto para a etapa seguinte.

Perdeu acesso? Veja como recuperar sua conta do Instagram

Se você não tem mais acesso ao seu Instagram, significa que o hacker trocou a senha e te desconectou da rede social. Alguns invasores mantêm suas informações pessoais como e-mail e número de telefone, enquanto outros já alteram esses dados, dificultando ainda mais a recuperação da conta. O processo que você vai seguir vai depender disso.

Se tiver acesso às informações de login (e-mail e telefone)

Tempo necessário: 5 minutos

Se o seu e-mail ainda continua o mesmo, será mais fácil ter acesso a sua conta novamente e recuperar a senha do seu Instagram. Veja o passo a passo:

  1. Vá em “Esqueceu a senha?”

    Abra o Instagram e, na tela inicial do aplicativo, toque em “Esqueceu sua senha?“. Informe seu e-mail de cadastro na rede social e toque em “Avançar“.Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida

  2. Valide o código de login

    Um código de acesso será enviado para seu e-mail. Abra-o e digite o código na tela exibida pelo Instagram;Captura de tela mostrando como pedir ajuda ao suporte

  3. Tenha acesso à sua conta

    Assim que confirmado, você já terá acesso à sua conta novamente.

Se o hacker alterou o e-mail e telefone da conta

É possível que o invasor tenha alterado as configurações do seu perfil, como e-mail, número de telefone e nome de usuário. Nesse caso, é necessário que você entre em contato com o suporte do Instagram para que sua conta seja verificada. Veja como fazer:

  1. Acesse “Precisa de mais ajuda?”
    Selecione “Esqueceu sua senha?“, informe o nome de usuário e toque em “Precisa de mais ajuda?“;Como acessar a seção "Precisa de mais ajuda?" para recuperar a conta do Instagram
  2. Solicite ajuda ao suporte
    Na sequência, o Instagram tentará novamente recuperar sua conta pelos seus dados. Entretanto, como você não tem mais acesso já que o invasor alterou, selecione “Obtenha suporte”;Como pedir ajuda ao suporte
  3. Responda o formulário
    A rede social irá te perguntar por que você não consegue mais acessar sua conta. Se for o caso, responda “Minha conta foi invadida“. O app irá te dar duas opções: “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta” e “Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta” para aqueles que tiveram o Instagram hackeado — selecione uma delas.Formulário para informar que a conta foi invadida

Se marcou “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta”, o Instagram vai pedir para que você informe um e-mail no qual tenha acesso para continuar com a solicitação. A rede social também pedirá uma selfie de vídeo virando o rosto para diferentes direções para verificar sua identidade.

De acordo com o Instagram, a equipe de suporte não utiliza reconhecimento facial para verificar se você é uma pessoa de verdade, podendo, até mesmo, usar análise humana para sua recuperar conta.

Se marcou “Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta”, você será redirecionado à página de ajuda para tentar recuperar a conta de outra maneira e receberá um e-mail de resposta automática da equipe de suporte para dar prosseguimento ao caso.

Se você ainda tiver acesso…

Troque sua senha!

Caso ainda tenha acesso à conta, a primeira coisa para tentar é trocar a senha do Instagram. Se alguém acessou o seu perfil é porque sabe essa senha.

Isso acontece porque combinações fáceis não dão muito trabalho para hackers descobrirem. Além disso, vazamentos constantes expõem diversos dados do usuário na rede, desde informações como a data de nascimento, CPF, nome completo, cartões de crédito e até mesmo a própria senha.

Uma regra da segurança digital é nunca usar a mesma combinação em diversas contas online. Procure adicionar caracteres especiais, números e uma mistura de maiúsculas e minúsculas na senha. Evite dados que sejam fáceis de adivinhar como número de telefone, data de nascimento, nome e por aí vai…

Usar um gerenciador de senha ajuda a manter uma combinação diferente para cada conta na internet. Alguns programas não só guardam a senha com segurança, como também indicam se a combinação está fraca, a maioria deles também permite configurar a autenticação em duas etapas, para aprimorar a segurança da conta. Esse é o assunto do próximo tópico.

Senha deve ser uma combinação que não faça sentido (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Senha deve ser uma combinação que não faça sentido (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Ative a autenticação em duas etapas

A autenticação em duas etapas é um recurso que adiciona uma camada de segurança à conta. Funciona assim: após digitar a senha, será preciso inserir mais um código numérico e aleatório de seis dígitos.

Esse código fica disponível em um app para gerenciar os códigos de verificação em duas etapas como Google Authenticator ou Authy, em um gerenciador de senhas como os mencionados no tópico anterior ou ainda via SMS, mas essa alternativa já não é tão segura.

Dessa forma, mesmo que o hacker descubra a nova senha, ele ainda precisará digitar uma informação que, em teoria, só você sabe porque está no seu celular. Por isso, é extremamente recomendável ativar a verificação em duas etapas na conta do Instagram e em todos os outros serviços online que usa — e preza pela segurança.

Google Authenticator (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Authenticator (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Mudar a senha e ativar a verificação em duas etapas é importante para prevenir novos acessos indevidos, mas se o invasor já fez login com as credenciais antigas, resta revisar os dispositivos e aplicativos que ainda estão conectados e revogar o acesso. É o assunto do tópico abaixo…

Revise os dispositivos e aplicativos autorizados

Pode ser que, ao trocar a senha, atividades estranhas ainda continuem ocorrendo na conta. Isso pode acontecer pelo fato de ainda ter dispositivos (além dos conhecidos) e aplicativos conectados ao Instagram.

O Instagram tem um menu no aplicativo para desconectar remotamente aparelhos com acesso à conta. O processo pode ser feito pelo celular ou pelo computador. Nessa opção, os dispositivos são exibidos em uma ordem cronológica (o mais recente em primeiro) e com o nome do dispositivo. Portanto, se tiver um iPhone e vir que conta está sendo usada em um Android (ou vice-versa), fique alerta e revogue o acesso.

Outra opção é dar atenção aos aplicativos com acesso autorizado à sua conta do Instagram ou Facebook. Sabe aqueles apps que prometem mais estatísticas, ajudam em sorteios, deixam baixar posts e stories ou adicionam qualquer outra função não nativa na rede social, até mesmo mais curtidas e seguidores? Então, pode ser que algum deles contenha um código malicioso e autorização para controlar a conta.

Para resolver o problema, revogue o acesso de aplicativos conectados ao seu Instagram. Desconfie de todas as conexões ativas e faça uma pesquisa na internet para verificar a integridade daqueles que pretende deixar ativos na conta.

Instagram (Imagem: Georgia de Lotz/Unsplash)
Instagram (Imagem: Georgia de Lotz/Unsplash)

Após recuperar a conta

Escolha um gerenciador de senhas para deixar a conta mais segura

Após recuperar a conta do Instagram, é importante garantir que ninguém a invada novamente. Troque a senha, ative a autenticação de dois fatores e use um gerenciador de senhas. Como disse acima, ele é mais seguro e pode ser uma opção para ter uma garantia extra de segurança.

No mercado, existem diversos aplicativos, gratuitos e pagos, que podem te ajudar no dia a dia. Entre os mais conhecidos, estão o 1Password, o LastPass e o Karspersky Password Manager. Para escolher o ideal para você, considere as funções oferecidas pelo serviço e o seu orçamento.

Com informações: Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e jogos de futebol.

Relacionados