Windows 11 testa salvamento automático no Bloco de Notas

Microsoft mostra que continua investindo no seu singelo editor de textos para dar mais praticidade aos usuários; recurso apareceu no Windows Insider Program

Felipe Freitas
Por
Notebook com Windows 11 e Menu Iniciar aberto (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Windows Insider Program tem teste com salvamento automático no Bloco de Notas(imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft está testando a função de salvamento automático no Bloco de Notas. O recurso deu as caras no Windows Insider Program, serviço de testes beta e plataforma de acesso antecipado para desenvolvedores. A novidade é mais uma lançada pela Microsoft para o Bloco de Notas nos últimos tempos.

Apesar do programa ser um editor de textos bem básico, na qual a maioria dos usuários deve usar para fazer anotações pontuais, guardar senhas cuja recuperação seja um saco de fazer ou guardar apenas algumas frases que não compensam o empenho de abrir um Word (e tudo isso deixando no desktop e nunca abrindo novamente), a Microsoft segue trazendo novidades para o software — deixando cada vez mais o adjetivo “básico” no passado.

O recurso de salvamento automático foi avistado nos canais Canary e Dev do Windows Insider Program. O Canary e Dev são as versões mais “cruas” das futuras atualizações do Windows 11 — sendo o Canary o “nível” com recursos na fase mais inicial (e instável) de desenvolvimento.

Por estar nessas versões, a funcionalidade está “longe” de chegar em alguma atualização oficial do Windows. As aspas no longe se refere ao fato de ser um tempo de espera “abstrato”: pode demorar alguns meses ou algumas semanas. Se estivesse no canal beta do Windows, seria um sinal de lançamento bem próximo.

Bloco de Notas recebeu boas novidades nos últimos tempos

Modo escuro foi lançado para o Bloco de Notas em 2022 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Modo escuro foi lançado para o Bloco de Notas em 2022 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Mesmo sendo um programa simples, a Microsoft lançou recursos bem legais (e úteis) para o Bloco de Notas: abas para editar várias notas em uma única janela, aviso quando você escreve senhas no programa e até um modo escuro.

Eu já não uso o Bloco de Notas há muito tempo (OneDrive, Google Drive e gerenciadores de senha mudaram meu hábito no Windows). No entanto, é legal ver que o programa segue moderno e atualizado, com recursos práticos para os usuários.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Bloco de Notas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados