Microsoft inicia testes com abas no bloco de notas em build do Windows Insider

Novo recurso foi vazado por funcionário da empresa em dezembro; nova build do Windows Insider também atualiza design da configuração

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 5 meses
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

O bloco de notas do Windows recebeu o recurso de abas na nova build do Windows Insider, programa de testes com desenvolvedores. A novidade para o editor de texto simples da Microsoft era esperada desde dezembro, quando um funcionário da empresa divulgou um print dos testes internos da empresa no Twitter. A build 25281 do Windows Insider traz uma atualização na interface da seção de configuração do Windows.

O recurso para o bloco de notas foi apresentado oficialmente na última quinta-feira (19), no site da Microsoft para o programa Windows Insider. A empresa não apresentou uma data de quando esse recurso deve entrar na versão oficial do Windows. A publicação da Microsoft também traz informações sobre como as abas podem ser usadas no bloco de notas

Aba: me dê uma chance no bloco de notas

Segundo a Microsoft, o recurso de abas para o bloco de notas era um dos principais pedidos da comunidade. O quão verdade é isso, não sabemos. Mas de verídico é a guinada do Windows para a “abazificação” de seus programas. No passado, o Windows Explorer ganhou esse recurso — é bem divertido e prático de usar.

O bloco de notas é o novo aplicativo da Microsoft a ganhar abas, com chances de que a empresa expanda o recurso para outros softwares. No site do Windows Insider, a empresa explica que os usuários poderão adicionar abas pela própria janela ou arrastando outros bloco de notas para dentro de uma das janelas — igual quando você tem duas janelas do Chrome abertas.

Para separá-las, é só fazer as etapas reversas: arrastar a aba para fora da janela. A Microsoft também revelou que será possível alteras as configurações para escolher se novos arquivos abrirão em novas janelas ou em novas abas. O bloco de notas também ganhará novos atalhos — porém a empresa informa que alguns usuários do Windows Insider podem passar por alguns problemas com os atalhos.

Abas no Bloco de Notas (Imagem: Divulgação/Windows)
Abas no Bloco de Notas (Imagem: Divulgação/Windows)

Windows 11 cada vez mais Windows 11

A build 25281 do Windows Insider traz ainda mudanças de interface para o Windows 11, seguindo a ideia de corrigir o visual que não condiz com as novas “diretrizes” de design do sistema operacional. Por exemplo, ainda há alguns elementos que vêm do Windows 8 e seguem linhas mais quadriculadas.

Dessa vez, quem recebe a atualização de interface, é a seção de configurações de elementos gráficos do Windows 11. Confira o antes e depois do upgrade.

Antiga interface da configuração de elementos gráficos no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Windows)
Antiga interface da configuração de elementos gráficos no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Windows)
Nova interface da configuração de elementos gráficos no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Windows)
Nova interface da configuração de elementos gráficos no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Windows)

Receba mais sobre Windows Insider na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados