Bloco de Notas finalmente ganhará contador de caracteres

Editor de textos mais básico da Microsoft ganha novo recurso; Bloco de Notas está cada vez mais prático para quem precisa criar textos rapidamente

Felipe Freitas
Por
Windows 11
Bloco de Notas no Windows 11 terá contador de caracteres em futuro próximo (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft está próxima de lançar o recurso de contador de caracteres no Bloco de Notas. A empresa liberou a ferramenta no Windows 11 Insider Preview, programa beta do sistema operacional. No entanto, o recurso está na build 26010 Canary Channel, canal do Insider Preview que é o primeiro a receber novidades para o Windows.

A nova ferramenta para o Bloco de Notas integra uma lista de atualizações recentes da Microsoft para o editor de texto. Mesmo empenhada em aumentar as assinaturas do Microsoft 365 (antigo Microsoft Office), a big tech segue levando recursos úteis para o Bloco de Notas.

Contador de caracteres no Bloco de Notas

A chegada do contador de caracteres no Bloco de Notas foi divulgada pela própria Microsoft. A empresa informou sobre a novidade no blog oficial do Windows Insider. Como dito anteriormente, o recurso está disponível no Canary Channel, que recebe em primeira mão tudo que a Microsoft está testando para o Windows.

Microsoft publicou imagem do Bloco de Notas com contador de caracteres no blog do Insider Preview (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft publicou imagem do Bloco de Notas com contador de caracteres no blog do Insider Preview (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Por isso, não espere o contador de caracteres chegando nos próximos dias. As ferramentas liberadas no Canary Channel estão em fase inicial de desenvolvimento. Elas podem apresentar falhas e bugs, causando atrasos no plano de lançamento da Microsoft.

Aliás, a própria Microsoft não recomenda a inscrição no Canary Channel se você não é desenvolvedor ou não tem conhecimento — e nem que o instale em um PC usado para tarefas do dia-a-dia, já que problemas na build podem exigir a reinstalação do Windows.

O funcionamento do contador de caracteres no Bloco de Notas é igual ao do Word. Quando uma porção do texto for selecionada, o contador mostrará quantos caracteres estão no trecho. Se nenhum seleção for feita, será mostrado o total do texto.

Novidades apresentadas no Bloco de Notas

Desde 2022, a Microsoft trouxe atualizações que deixaram o Bloco de Notas um ótimo editor de texto para quem quer algo urgente e simples, como fazer alguma lista ou escrever um texto sem formatação. As atualizações foram:

Com informações: The Verge e Microsoft

Receba mais sobre Bloco de Notas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados