Uber Pet volta em fase de testes e apenas com hora marcada

Categoria dedicada a transporte de animais precisa ser agendada com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Motoristas não são obrigados a participar

Giovanni Santa Rosa
Por
Uber
Uber Pet existiu entre 2015 e 2016 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Uber anunciou a relançamento do Uber Pet, para viagens de uma pessoa com um cão ou gato. A categoria será uma opção no Uber Reserve, que funciona apenas por meio de agendamentos com mínimo de 30 minutos de antecedência.

O novo Uber Pet começará a ser testado nas principais regiões de Curitiba (PR), sendo expandido aos poucos, até a semana que vem.

A Uber recomenda que os animais sejam levados em bolsas ou caixas de transporte, com coleira e focinheira. Os donos também devem levar toalhas para evitar sujeira no carro. O motorista não pode levar o cachorro ou gato sozinho — o humano responsável precisa ir junto.

Gato em caixa de transporte
Uber recomenda uso de caixas de transporte (Imagem: Keiko Hiyami/Flickr)

O Uber Pet funciona como o Uber Reserve, categoria para reservar viagens. Elas precisam ser marcadas com antecedência entre 30 minutos e 90 dias.

As viagens do Uber Pet são opcionais para os motoristas e são identificadas quando o aplicativo toca, antes de aceitar o pedido. Os parceiros precisam revisar e aceitar os termos e condições da modalidade.

Como usar o Uber Pet

  1. Selecione partida e destino
  2. Escolha a opção Uber Pet
  3. Escolha o dia e o horário
  4. Confirme sua reserva

A reserva ficará na aba “Atividade” do app da Uber. Também dá para pedir um Uber Pet diretamente no ícone “Reserve”.

Categoria já existiu entre 2015 e 2016

O Uber já ofereceu uma modalidade chamada UberPET entre novembro de 2015 e maio de 2016, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ela funcionava sem reserva, e os motoristas colocavam uma capa protegendo o banco traseiro. O animal de estimação não podia viajar sem um passageiro acompanhando.

Ao encerrar a categoria, a Uber disse que todos os seus serviços eram “pet friendly”. Na prática, porém, isso complicou o processo.

Para conseguir levar um bichinho, é necessário chamar um carro e entrar em contato com o motorista (por mensagem ou ligação) para confirmar que ele aceitaria o transporte. Caso recusasse, o passageiro precisava cancelar e tentar de novo.

Fora do Brasil, o “primeiro” UberPET também funcionou no México e em alguns mercados asiáticos. Em 2019, a empresa começou a testar o transporte da animais de estimação novamente, desta vez nos EUA.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados