iPhone: Apple libera o download do iOS 17.2

Aplicativo nativo de Diário faz sua estreia no sistema da Apple. Fabricante também libera captura de vídeo espacial, que será usado no Vision Pro.

Thássius Veloso
Por
Ícone do iOS
iOS 17.2 chega aos celulares da Apple (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A espera acabou: o iOS 17.2 foi liberado para o iPhone na tarde de hoje, com direito ao novo aplicativo Diário. Trata-se de uma ferramenta nativa da Apple para que o usuário registre o seu dia a dia.

O Diário tinha sido anunciado na WWDC 2023, que aconteceu em julho. Foram meses de expectativa, mas agora o software está à disposição das pessoas, junto com outras novidades do sistema iOS.

Print do iPhone na tela de "Atualização de Software"
Tela de Ajustes do iOS informa sobre a atualização para o software 17.2 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Você pode baixar o iOS 17.2 agora mesmo. Basta entrar em Ajustes → Geral → Atualização de Software. Talvez seja preciso arrastar a tela de cima para baixo para carregar a versão mais recente. Ele funciona com iPhone XR/XS e posteriores (ou seja, modelos a partir de 2018).

Diário, widgets e câmera

Uma série de novos recursos já eram esperados no iOS 17.2 e agora podem ser utilizados. A começar pelo app de Diário, que aceita texto, foto, vídeo, áudio e outros formatos de mídia. A ideia por trás dele é “refletir sobre os momentos da vida e preservar suas lembranças”. Esse app se chama Journal em inglês.

Apresentação do app Diário
Ao abrir o Diário pela primeira vez, o usuário recebe uma explicação de como o app funciona (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Exemplo de entrada no Diário do iOS 17.2
Diário sugere itens para incluir no registro daquele dia (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Já os widgets de relógio e de previsão do tempo estão mais bonitos. Eles passaram por ajustes, bem como os apps aos quais estão vinculados. Aqui é trabalho de formiguinha para ir, aos poucos, melhorando o sistema móvel.

Novo widget de previsão do tempo, com detalhes
Novo widget traz detalhes da previsão do tempo, mesmo no tamanho mais compacto (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A câmera do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max também ganha melhorias. Existe a promessa de maior desempenho com a teleobjetiva (também chamada de telefoto). Teremos de testar para ver se de fato melhorou.

Aliás, os smartphones mais potentes da maçã também se tornam capazes de capturar o chamado vídeo espacial, que tem promessa de maior imersão quando for exibido no Apple Vision Pro. Eu mesmo experimentei os óculos de VR em Cupertino, na sede da Apple. Esta é a experiência mais completa de realidade aumentada/virtual que vi até agora.

Expectativa para correção de bugs

O iOS 17.1.2 tem sido alvo de inúmeras reclamações na internet. Inicialmente, os iPhones esquentavam demais, mas essa questão parece ter sido resolvida com o passar do tempo.

Ainda assim, os usuários de telefones da Apple se queixam de apps travando ou alto consumo de energia, o que faz a bateria acabar antes do previsto. O changelog divulgado pela Apple não dá detalhes sobre quais bugs foram corrigidos.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados